Blog do Rovai

Fórumcast, o podcast da Fórum
14 de abril de 2011, 00h43

Um salve aos novos colunistas…

É comum em veículos de comunicação que as adequações no projeto sejam feitas com grande alarde. Fórum é diferente até nisso. E não porque estabelecemos isso como procedimento. O fato é que a gente gosta de mudar e inovar, mas como a estrutura é enxuta isso vai sendo realizado nos limites das nossas possibilidades. Ou seja, aos poucos.

No final do ano passado decidimos que neste ano em que a Fórum vai comemorar seus 10 anos íamos durante o percurso fazendo ajustes tanto no site quanto na revista impressa. Na revista, o leitor atento percebeu que temos um novo projeto gráfico que permite muito mais texto por página, valorizando o que consideramos o nosso melhor produto, o conteúdo. Também passamos a ter sempre um tema central em cada edição. A primeira revista com essa fórmula foi a que destacou a homofobia na capa, depois vieram as capas do crack e a da primavera islâmica. A nova edição que está chegando às bancas traz o drama do Japão como destaque, mas discutindo a questão do padrão do consumo e da sustentabilidade energética.

Ainda há outras mudanças em curso na edição impressa. Uma delas é a quase certa mudança de papel da revista. O reciclado perdeu espaço comercial com a entrada do selo FSC (Forest Stewardship Council – em tradução livre, Conselho de Manejo Florestal). Papel que consegue FSC, em tese é produzido respeitando o meio ambiente. As maiores empresas que tinham migrado para o papel reciclado, voltaram a usar papéis brancos com este selo. Isso diminuiu a oferta do reciclado no mercado, fazendo com que apenas uma empresa do setor mantivesse sua produção. O nome disso é monopólio. A conseqüência principal é preço alto. Ou seja….

Mas as mudanças mais silenciosas que estamos implementando têm se realizado no site. Nos últimos meses Fórum passou a ter um time de colunistas. O professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Dennis de Oliveira, foi o primeiro deles. Dennis já escreveu vários artigos exclusivos para o site, entre eles um que fez bastante barulho  ao demonstrar contradições e problemas nos serviços da empresa Controlar. Depois do Dennis, chegou o Mouzar Benedicto, que também assina a última página da revista impressa. Ele que tinha resistência a blogues, desde que anotou o primeiro post tem escrito sem parar. Como não poderia deixar de ser, especialista em Saci e cachaça, Mouzar sempre que pode passeia por esses temas. Sem exageros, acho que o Mouzar é hoje um dos melhores cronistas em atividade. É bem humorado, simples e inteligente ao mesmo tempo. Nada fácil.

Quem também se junta de mala e cuia à Fórum é o professor da Tulane University, o mineiro e atleticano Idelber Avelar, um dos pioneiros da blogosfera. Recentemente, Idelber fechou o seu Biscoito Fino e a Massa e aproveitei a deixa para fazer algo que sempre desejava, convidá-lo para ser um colaborador fixo da Fórum. Idelber passa a escrever regularmente não só para o site, como também para a revista. E ainda vai coordenar uma linha de livros da Publisher Brasil. Em breve teremos novidades disso por aqui.

A última a se juntar ao grupo é Adriana Delorenzo, que desde ontem assina o Blog das Cidades. A ideia e que ele se torne um espaço tanto para apresentar boas práticas em políticas públicas, como também para discutir temas ligados à vida urbana e à sustentabilidade.

Além, dos quatro já citados, outros dois colunistas da revista têm tido seus textos publicados no site, Julinho Bittencourt, jornalista e músico que entende como poucos de MPB, e Marcio Pochmann, atualmente presidente do IPEA, e que na Fórum escreve sobre o mundo do trabalho.

Aos poucos também temos tentado aprimorar algumas funcionalidades da página, mas não tem sido fácil. Até por isso nessa transição o site tem ficado mais lento nos últimos dias. Mas as coisas vão melhorar. Não por dádiva, mas porque o nosso esforço tem sido neste sentido.

Mas esse post é antes de mais nada é para dizer aos que se juntam à Fórum, bem-vindos.

Algo que já deveria ter dito a alguns deles há algum tempo, mas nunca é tarde.

Salve Dennis, salve Mouzar, salve Idelber, salve Dri…


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum