Blog do Rovai

14 de abril de 2011, 00h43

Um salve aos novos colunistas…

É comum em veículos de comunicação que as adequações no projeto sejam feitas com grande alarde. Fórum é diferente até nisso. E não porque estabelecemos isso como procedimento. O fato é que a gente gosta de mudar e inovar, mas como a estrutura é enxuta isso vai sendo realizado nos limites das nossas possibilidades. Ou seja, aos poucos.

No final do ano passado decidimos que neste ano em que a Fórum vai comemorar seus 10 anos íamos durante o percurso fazendo ajustes tanto no site quanto na revista impressa. Na revista, o leitor atento percebeu que temos um novo projeto gráfico que permite muito mais texto por página, valorizando o que consideramos o nosso melhor produto, o conteúdo. Também passamos a ter sempre um tema central em cada edição. A primeira revista com essa fórmula foi a que destacou a homofobia na capa, depois vieram as capas do crack e a da primavera islâmica. A nova edição que está chegando às bancas traz o drama do Japão como destaque, mas discutindo a questão do padrão do consumo e da sustentabilidade energética.

Ainda há outras mudanças em curso na edição impressa. Uma delas é a quase certa mudança de papel da revista. O reciclado perdeu espaço comercial com a entrada do selo FSC (Forest Stewardship Council – em tradução livre, Conselho de Manejo Florestal). Papel que consegue FSC, em tese é produzido respeitando o meio ambiente. As maiores empresas que tinham migrado para o papel reciclado, voltaram a usar papéis brancos com este selo. Isso diminuiu a oferta do reciclado no mercado, fazendo com que apenas uma empresa do setor mantivesse sua produção. O nome disso é monopólio. A conseqüência principal é preço alto. Ou seja….

Mas as mudanças mais silenciosas que estamos implementando têm se realizado no site. Nos últimos meses Fórum passou a ter um time de colunistas. O professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Dennis de Oliveira, foi o primeiro deles. Dennis já escreveu vários artigos exclusivos para o site, entre eles um que fez bastante barulho  ao demonstrar contradições e problemas nos serviços da empresa Controlar. Depois do Dennis, chegou o Mouzar Benedicto, que também assina a última página da revista impressa. Ele que tinha resistência a blogues, desde que anotou o primeiro post tem escrito sem parar. Como não poderia deixar de ser, especialista em Saci e cachaça, Mouzar sempre que pode passeia por esses temas. Sem exageros, acho que o Mouzar é hoje um dos melhores cronistas em atividade. É bem humorado, simples e inteligente ao mesmo tempo. Nada fácil.

Quem também se junta de mala e cuia à Fórum é o professor da Tulane University, o mineiro e atleticano Idelber Avelar, um dos pioneiros da blogosfera. Recentemente, Idelber fechou o seu Biscoito Fino e a Massa e aproveitei a deixa para fazer algo que sempre desejava, convidá-lo para ser um colaborador fixo da Fórum. Idelber passa a escrever regularmente não só para o site, como também para a revista. E ainda vai coordenar uma linha de livros da Publisher Brasil. Em breve teremos novidades disso por aqui.

A última a se juntar ao grupo é Adriana Delorenzo, que desde ontem assina o Blog das Cidades. A ideia e que ele se torne um espaço tanto para apresentar boas práticas em políticas públicas, como também para discutir temas ligados à vida urbana e à sustentabilidade.

Além, dos quatro já citados, outros dois colunistas da revista têm tido seus textos publicados no site, Julinho Bittencourt, jornalista e músico que entende como poucos de MPB, e Marcio Pochmann, atualmente presidente do IPEA, e que na Fórum escreve sobre o mundo do trabalho.

Aos poucos também temos tentado aprimorar algumas funcionalidades da página, mas não tem sido fácil. Até por isso nessa transição o site tem ficado mais lento nos últimos dias. Mas as coisas vão melhorar. Não por dádiva, mas porque o nosso esforço tem sido neste sentido.

Mas esse post é antes de mais nada é para dizer aos que se juntam à Fórum, bem-vindos.

Algo que já deveria ter dito a alguns deles há algum tempo, mas nunca é tarde.

Salve Dennis, salve Mouzar, salve Idelber, salve Dri…


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum