Blog do Rovai

09 de fevereiro de 2012, 15h55

Você precisa conhecer e apoiar o projeto da Matemáquina 3D

O professor Sérgio Amadeu me enviou a indicação de um projeto que está buscando apoio no Catarse, o Matemáquina 3D. É uma baita ideia e com sentido de tecnologia social que precisa ser multiplicado. O objetivo da galera é o de popularizar as impressoras 3D no Brasil. Para isso, eles pretendem produzir máquinas de baixo custo e fáceis de usar. Mais ou mesnos na linha das 2D, que são que a gente usa para imprimir textos e imagens.

As 3D trabalham com plástico derretido e produzem objetos. Ou seja, com uma impressora dessas a pessoa pode ter uma fábrica de pequena escala na sua casa.

Em alguns países elas já deixaram de ser algo restrito à indústria e estão sendo usadas em casas, estúdios e escritórios, Mas no Brasil isso ainda não acontece.

A oportunidade que se abre com o Matemáquina 3D é a de se criar um novo ambiente para a produção científica e tecnológica.

Há muita gente criando colaborativamente tecnologias socias, que podem se tornar o grande diferencial do desenvolvimento brasileiro. Mas para que isso ocorra, é preciso também colocar a mão no bolso. Assista ao vídeo e você vai entender melhor o que estou dizendo.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum