terça-feira, 29 set 2020
Publicidade

Blog do Rovai – Bolsonaro defeca na imagem do Brasil para mudar narrativa do Carnaval

Bolsonaro foi o tema do Carnaval. Em todos os cantos do país, o presidente da República foi lembrado pelo imenso laranjal do PSL e por conta de suas frases preconceituosas. O “ei, Bolsonaro, vai tomar no c*” viralizou.

A dupla pai e filho, Jair e Carlos, entrou em modo desespero. Retuitou o juiz Marcelo Bretas, apoiando ação criminosa de um PM que comemorou nas redes sociais ter matado um suposto ladrão. Comprou briga com Caetano Veloso e Daniela Mercury. Tudo tentando fazer a agenda setting do Carnaval mudar, como não deu certo, veio o post do vídeo da cena com Golden Shower.

As cenas teriam sido uma ação num bloco de Carnaval de SP. Mas já aconteceram coisas semelhantes a essa em eventos festivos de Paris, Berlim, Londres, Buenos Aires e Cabrobó da Serra. E nem por isso um presidente da República desses lugares retuitou este tipo de cena.

Nenhum chefe de Estado é maluco de fazer isso com o seu país. Mas por que Bolsonaro fez?

Porque ele usou esta estratégia no #EleNão e deu certo. Transformou uma manifestação política contra a homofobia, o machismo e outras questões de defesa de direitos em um ato de pervertidos sexuais. Agora, quis fazer o mesmo com o Carnaval. Transformar os protestos contra ele e o seu governo em coisa de devassos.

Só que desta vez não deu certo. A dupla Carlos e Jair rompeu a linha do aceitável em redes sociais. E foi massacrada pelos seus próprios seguidores.

A estratégia deu tão errada que o presidente já fez vários posts hoje falando de ações do governo pra tentar virar a página da polêmica.

Mas o fato de o presidente ter defecado na imagem do país não vai sair da pauta tão cedo.

Bolsonaro pode ter acabado com o seu governo neste post. Ainda é cedo pra afirmar isso, mas não pra conjecturar. Há elementos muito fortes nessa ação do presidente contra muito do que o Brasil é e gosta de ser. O país do Carnaval tende a não se esquecer disso. E ainda vai reagir.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Renato Rovai
Renato Rovai
Jornalista, mestre em Comunicação pela ECA/USP e doutor pela UFABC. Mantém o Blog do Rovai. É editor da Fórum.