Ex-deputado José Mentor (PT-SP) está internado na UTI com coronavírus

Um dos fundadores do PT, Mentor apresentou melhora no seu estado de saúde nas últimas horas mas seu quadro de saúde é delicado

Reprodução/Twitter
Escrito en OPINIÃO el

O ex-deputado federal José Mentor (PT-SP), 71 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, com coronavírus.

O blogue apurou que o estado de saúde do petista é delicado, mas que ele apresentou certa melhora em seu quadro clínico entre esta segunda e terça-feira (14). Seu pulmão, que está debilitado, reagiu.

Mentor foi deputado pelo PT por quatro mandatos (2003 - 2019) e é um dos fundadores do partido. Também foi vereador na capital paulista e deputado estadual constituinte.

Militância

José Mentor, ainda jovem estudante de Direito, engajou-se na política estudantil, ajudando a construir o "Centro Acadêmico 22 de Agosto", o DCE-Livre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e a reconstruir a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), durante o regime militar, época em que as entidades estudantis foram banidas e passaram a se organizar clandestinamente.

Por ter participado do histórico Congresso de Ibiúna (SP), em 1968, foi preso e levado com centenas de estudantes para o Batalhão de Polícia da Av. Tiradentes. Posteriormente, ficou detido no DOPS (do qual seu pai, Assis Mentor, era também delegado) com um grupo de 17 lideranças, passando a responder em liberdade a processo criminal por "participar da organização de entidade extinta", enquadrado na Lei de Segurança Nacional.

Após sua graduação em Direito pela PUC-SP, em 1971, José Mentor passou a atuar como advogado em prol da democratização do país e de melhores condições de vida para a população carente.

Temas