Blog do Rovai

Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de setembro de 2019, 11h23

Lula sobre Ciro Gomes: “Eu fico chateado… é como se uma pessoa amiga estivesse falando mal de mim”

(Foto: Ricardo Stuckert)

Antecipo um pequeno trecho da íntegra da entrevista exclusiva que fiz ontem com Lula na Polícia Federal do Paraná. O vídeo com 57 minutos será transmitido, às 21h, pelo Canal da Fórum no Youtube. Lula não fala só isso de Ciro, há um outro trecho onde conta a história do convite para ser vice e de alianças. Mas aqui já dá pra sentir um gostinho do que teremos na noite de hoje. Enquanto vou editando o texto que vai ser publicado na íntegra no site da Fórum, vou soltando umas coisinhas por aqui.

Leia também: Se o Estadão gostou é porque você falou merda, diz Lula

Rovai – O senhor não falou o nome do Ciro…

Lula – Eu ia falar agora. O Ciro Gomes está por aí tentando encontrar, sabe. O Ciro Gomes é engraçado. Eu adquiri um profundo respeito pelo Ciro Gomes no tempo que ele trabalhou comigo. Ele foi uma pessoa que me ajudou, que participava da coordenação do governo junto com a Dilma e o Márcio Thomaz Bastos na época do mensalão. Eu tenho um profundo respeito. Agora, politicamente, ele é meio confuso. Primeiro, porque o Ciro já trocou de 8 ou 9 partidos. Eu lembro que, em 2010, ele queria ser candidato a presidente. Eu e o Eduardo Campos fizemos uma reunião e convencemos ele a vir para São Paulo para ser governador. Ele aceitou se filiar em São Paulo, mas desceu do aeroporto e foi esculhambar o PT, eu e o Aloizio Mercadante. Então, não dá.

Rovai – O senhor fica magoado quando lê as declarações dele?

Lula – Eu fico, fico chateado. Como se uma pessoa amiga estivesse falando mal de mim. Agora, também não posso pedir para ele falar bem. Ali, quando junta ele e o Mangabeira Unger, então…

RR – Ele alega que o senhor daqui, da prisão, controlou todo o processo eleitoral…

Lula – Ele não alega nada, você não pode querer que um jogador do São Paulo vá ajudar o time do Corinthians o a ganhar do São Paulo. Você não quer que o Gabigol do Flamengo vá marcar gol contra o Flamengo porque está jogando com o Vasco da Gama. Não é assim. O Ciro Gomes era candidato, o PT também tinha candidato. E havia algumas alianças em disputa. O PT não podia falar “ó, gente, não queremos vocês”. O PT foi procurar fazer as alianças, e fez as alianças.

Leia também aqui no blogue o que Lula falou sobre a entrevista do governador Rui Costa à Veja,


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum