Blog do Rovai

No rastro do óleo do Nordeste
06 de novembro de 2019, 18h00

Pedro Serrano suspeita de manobra de Toffoli para manter Lula preso ; Facchin anuncia que tem acordo

Facchin sinalizou concordância com esta solução Toffoli na tarde de hoje. Ele disse a jornalistas que ela se aproxima do que pensa. "Se aproxima da tese que tenho sustentado. Ela admite que não é necessário o trânsito em julgado. Vejo (com simpatia)”,

Na entrevista de ontem (6/10) ao Fórum 21 o constitucionalista Pedro Serrano disse que não acredita que o ex-presidente Lula será libertado amanhã pela mudança da regra de prisão para condenados em 2ª instância. Na sua opinião, o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, tenderia a buscar uma saída para impedir que isso venha a acontecer.

Serrano acredita que Tofolli vai construir um voto para que a condenação em 3ª instância seja suficiente para prender um réu, sem necessidade de que ele tenha seu processo julgado pelo Supremo.

E com isso buscaria que os ministros que seriam derrotados na tese da 2ª instância aderissem ao seu voto, invertendo a votação de um 6 a 5  favorável a tese que libertaria Lula até para um 7 a 4 por mantê-lo preso. Já que Rosa Weber poderia acompanhá-lo neste voto.

Seria mais uma manobra vergonhosa na interpretação da Lei para manter um único condenado injustamente na prisão, Lula.

O ministro Edson Facchin sinalizou concordância com esta solução Toffoli na tarde de hoje. Ele disse a jornalistas que ela se aproxima do que pensa. “Se aproxima da tese que tenho sustentado. Ela admite que não é necessário o trânsito em julgado. Vejo (com simpatia)”, disse antes de participar da sessão desta tarde de hoje, segundo reportagem de O Estadão.

Pressão sobre Lula

Lula estava irritado na entrevista que concedeu hoje ao blogueiro Eduardo Guimarães, entre outras coisas porque sua cela foi invadida por agentes da PF às 6h da manhã de ontem, com o objetivo de intimá-lo no caso da tentativa de prisão da ex-presidenta Dilma.

Mas sua irritação também pode ser fruto de já ter recebido de seus advogados a informação de que novamente o STF arma um golpe para mantê-lo preso num processo absurdamente arbitrário e contestado internacionalmente.

Assista a seguir a entrevista com Pedro Serrano. A fala sobre o processo de Lula está mais para o final do programa, mas vale muito vê-la por inteiro.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum