Prisão de Sara Winter pode ser o começo do fim da era Bolsonaro

Sara Winter é uma das pontas deste novelo. Bolsonaro tende a estar no meio dele.

Sara Winter em propaganda da campanha eleitoral com Jair Bolsonaro (Reprodução/Facebook)
Escrito en VÍDEOS el

Sara Winter não é uma liderança importante, mas ao mesmo tempo se tornou uma referência do bolsonarismo tresloucado nos últimos meses. Daquele que quer fechar o Congresso e o STF e que não se furta apenas aos discursos, mas vai às ações práticas. Do Bolsonarismo mais Bolsonaro. Daquele que mais representa a cara do presidente.

Sua criação mais radical foi o grupo dos 300, um acampamento financiado por empresários e cujas barracas eram todas iguais às vendidas nas mesmas cores e tamanhos nas lojas da Havan, do empresário Luciano Hang.

Em pouco mais de um mês de ação, o grupo dos 300 cometeu uma série de crimes, mas foi tratado como uma infantaria do bolsonarismo.

O presidente e ministros como Weintraub fizeram questão de referendar essas ações e classificá-las como algo dentro do escopo democrático.

A prisão de Sara Winter por este motivo é uma derrota pessoal de Bolsonaro.

Ou ele aceita a decisão de sua prisão e perde parte do seu poder de fogo. Ou sai em sua defesa e terá de levar ao limite o confronto com STF e Congresso. Com todas as chances de sair derrotado, como já tem acontecido em outros momentos.

Bolsonaro não tem como sair deste episódio mais forte. Sua reação ou seu silêncio o levarão a ser tratado como um jacaré banguela. Pois não haverá manifestações significativas de Sara Winter Livre ou qualquer coisa do gênero.

A prisão de Sara Winter ainda pode levar à caixa forte de todos esses movimentos. Os financiadores desses grupos aparecerão nas contas bancárias que os financiam.

E a partir dessas contas pode-se chegar ao gabinete do ódio, controlado por familiares do presidente.

Quando se começa a levar pessoas presas temporariamente por 5 dias e ampliar as investigações, tudo pode acontecer.

Sara Winter é uma das pontas deste novelo. Bolsonaro tende a estar no meio dele.

Ainda embrulhado por uma boa parte da linha, mas já visto como alguém que não tem mais o controle das ações.

Já existem muitos crimes cometidos por Bolsonaro que justificariam seu impeachment, entre eles o crime de pandemia, o de incentivar invasões de hospitais e o da busca do controle da PF para defender seus amigos e familiares. Mas o financiamento de Sara Winter e do seu grupo podem levá-lo ao crime de corrupção. Este crime pode levar ao caixa da campanha de 2018. E é essa investigação que está em curso no TSE e no STF. É disso que Bolsonaro tem medo. É isso que pode levá-lo a perder o mandato. A prisão de Sara Winter pode ser o início deste novo capítulo de uma novela bizarra.

Bolsonaro pode enfiar o rabinho entre as pernas, demitir Weintraub e se calar. Ou pode reagir e ter de enfiar o rabinho entre as pernas e correr o risco de perder o mandato. Nunca Bolsonaro esteve tão fraco.

https://youtu.be/eoH-wAAlhyc