Blog do Rovai

O que o brasileiro pensa?
15 de junho de 2020, 10h35

Prisão de Sara Winter pode ser o começo do fim da era Bolsonaro

Sara Winter é uma das pontas deste novelo. Bolsonaro tende a estar no meio dele.

Sara Winter em propaganda da campanha eleitoral com Jair Bolsonaro (Reprodução/Facebook)

Sara Winter não é uma liderança importante, mas ao mesmo tempo se tornou uma referência do bolsonarismo tresloucado nos últimos meses. Daquele que quer fechar o Congresso e o STF e que não se furta apenas aos discursos, mas vai às ações práticas. Do Bolsonarismo mais Bolsonaro. Daquele que mais representa a cara do presidente.

Sua criação mais radical foi o grupo dos 300, um acampamento financiado por empresários e cujas barracas eram todas iguais às vendidas nas mesmas cores e tamanhos nas lojas da Havan, do empresário Luciano Hang.

Em pouco mais de um mês de ação, o grupo dos 300 cometeu uma série de crimes, mas foi tratado como uma infantaria do bolsonarismo.

O presidente e ministros como Weintraub fizeram questão de referendar essas ações e classificá-las como algo dentro do escopo democrático.

A prisão de Sara Winter por este motivo é uma derrota pessoal de Bolsonaro.

Ou ele aceita a decisão de sua prisão e perde parte do seu poder de fogo. Ou sai em sua defesa e terá de levar ao limite o confronto com STF e Congresso. Com todas as chances de sair derrotado, como já tem acontecido em outros momentos.

Bolsonaro não tem como sair deste episódio mais forte. Sua reação ou seu silêncio o levarão a ser tratado como um jacaré banguela. Pois não haverá manifestações significativas de Sara Winter Livre ou qualquer coisa do gênero.

A prisão de Sara Winter ainda pode levar à caixa forte de todos esses movimentos. Os financiadores desses grupos aparecerão nas contas bancárias que os financiam.

E a partir dessas contas pode-se chegar ao gabinete do ódio, controlado por familiares do presidente.

Quando se começa a levar pessoas presas temporariamente por 5 dias e ampliar as investigações, tudo pode acontecer.

Sara Winter é uma das pontas deste novelo. Bolsonaro tende a estar no meio dele.

Ainda embrulhado por uma boa parte da linha, mas já visto como alguém que não tem mais o controle das ações.

Já existem muitos crimes cometidos por Bolsonaro que justificariam seu impeachment, entre eles o crime de pandemia, o de incentivar invasões de hospitais e o da busca do controle da PF para defender seus amigos e familiares. Mas o financiamento de Sara Winter e do seu grupo podem levá-lo ao crime de corrupção. Este crime pode levar ao caixa da campanha de 2018. E é essa investigação que está em curso no TSE e no STF. É disso que Bolsonaro tem medo. É isso que pode levá-lo a perder o mandato. A prisão de Sara Winter pode ser o início deste novo capítulo de uma novela bizarra.

Bolsonaro pode enfiar o rabinho entre as pernas, demitir Weintraub e se calar. Ou pode reagir e ter de enfiar o rabinho entre as pernas e correr o risco de perder o mandato. Nunca Bolsonaro esteve tão fraco.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum