Blog do Rovai

09 de julho de 2019, 18h47

Quem era o pessoal do áudio do Dallagnol

A cada matéria do The Intercept fica mais claro que Lula é um preso político da Lava Jato

O The Intercept Brasil vazou o seu primeiro áudio e exatamente no dia que o início das suas reportagens completa um mês. É um áudio do procurador Deltan Dallagnol que você pode ouvir aqui. Ele comemora o fato de Fux (In Fux we Trust, lembram?) ter dado liminar impedindo a entrevista do ex-presidente Lula à Folha de S.Paulo e ao El País.
O áudio é uma excrescência, porque um procurador técnico, como Dallagnol se proclama, nunca festejaria a proibição de uma entrevista que prejudicasse um candidato e beneficiasse outro.

A entrevista foi proibida no dia 30 de setembro e a eleição em primeiro turno se deu no dia 7 de outubro. Ele poderia ter imenso impacto eleitoral, pois catalizaria os debates na reta final da campanha.

Mas no áudio de Dallagnol há uma frase quase perdida e que diz muito sobre o conluio da prisão política de Lula. Em um dado momento ele diz, “o pessoal pediu para a gente não comentar isso publicamente e deixar que a notícia surja por outros canais”. Antes, Dallagnol disse: “Quanto antes divulgar isso, antes vai ter recurso do outro lado”.

Veja também:  Vaza Jato: Moro orientou Lava Jato a não apreender celular de Eduardo Cunha

Quem era o pessoal? Quem passou a Dallagnol essa informação e lhe deu orientação de não divulgar? Fux? Fachin? Toffoli?

Não há a menor possibilidade de “o pessoal” ser um jornalista da revista Fórum ou um jogador de futebol do Santos. O pessoal é algum (talvez alguns) ministro do Supremo. É alguém que tomou a decisão ou ajudou a tomá-la.

A questão, amigos, é que informar uma das partes do processo e esconder uma decisão da outra é crime. A justiça tem por base a equidade de condições das partes.

Dallagnol que fugiu do Congresso tem que ser convocado imediatamente para explicar entre outras muitas coisas isso, quem é o pessoal.

De resto, o que já se sabia, a cada matéria do The Intercept fica mais claro que Lula é um preso político da Lava Jato.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum