Blog do Rovai

O que o brasileiro pensa?
09 de janeiro de 2020, 22h42

Trump quer uma guerra mundial para chamar de sua ou só quer fazer cena?

O que Trump quer é um inimigo pra chamar de seu, mas sem que as coisas saiam do controle

Foto: Shealah Craighead/Casa Branca

Trump é louco e fascista, mas tem juízo para aquilo que lhe convém. Depois do ataque do Irã às bases dos EUA e de se comprovar que foi o governo iraniano que derrubou o avião ucraniano no Iraque com 60 canadenses, o mínimo que se esperava de Trump era uma reação forte.

Foi o líder americano que começou tudo com um atentado contra uma autoridade do Irã, o general Qasem Suleimani. Foi Trump quem jogou gasolina na fogueira.

Agora, quando o circo pega fogo, recua e fala em “sanções comerciais”. Algo que poderia ter realizado sem ter produzido uma gota de sangue.

A decisão não é à toa. Trump sabe que se forçar muito a barra no Irã, pode levar o mundo a uma das suas piores crises desde a segunda guerra mundial.

Muito dificilmente a uma terceira guerra, como vem nos dizendo com propriedade o professor Reginaldo Nasser, mas há uma crise de imensas proporções.

O preço do petróleo pode explodir, pontos turísticos dos EUA podem ser atacados, o comércio internacional pode perder força, governos da região do Oriente Médio podem ser vítimas de rebelião e Trump seria responsabilizado por tudo isso.

Ou seja, ele tem muito pouco a ganhar neste momento com uma guerra de alta intensidade contra o Irã. Mas tem muito a ganhar com um conflito. Com uma guerra de baixa intensidade. E é nisso que ele aposta.

Por isso recuou. Por isso deu um passo atrás. Por isso, como num jogo de truco, viu o adversário subir na mesa e gritar seis e preferiu não pagar pra ver.

Não espere uma terceira guerra mundial neste conflito Irã x EUA. Sequer é provável algo mais forte. Porque não interessa nem a Trump e nem aos EUA.

O que Trump quer é um inimigo pra chamar de seu, mas sem que as coisas saiam do controle.

Trump conduz o conflito para este caminho. O do covarde, que ataca, grita, se sabe mais forte, mas não vai para o pau porque teme perder um dente ou outro. Trump quer só um inimigo pra lhe ajudar na reeleição. Não quer guerra. Nem regional e muito menos mundial. Quer fazer cena e posar para a plateia. Até o momento este ataque ao Irã foi a coisa mais caricata dos ataques recentes promovidos pelos EUA. Algo tão estúpido quanto bizarro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags