ANÁLISE DE PESQUISA

Ciro em queda livre na pesquisa Futura Inteligência

Hoje foi divulgada a edição de maio da pesquisa Modalmais / Futura Inteligência, e o ex-governador do Ceará aparece em queda livre na espontânea e na estimulada. Confira a análise de Miguel do Rosário, editor do blog O Cafezinho.

Ciranha.Créditos: Ciranha e Lulatman. Cartunista Tímido.
Escrito en BLOGS el

Mais uma notícia ruim para Ciro Gomes, vindo de uma pesquisa paga por "banco". 

Hoje foi divulgada a edição de maio da pesquisa Modalmais / Futura Inteligência, e o ex-governador do Ceará aparece em queda livre na espontânea e na estimulada. 

Na espontânea, Ciro vem desidratando desde agosto do ano passado, quando chegou a pontuar 4,5%. Na pesquisa de hoje, caiu para 2,2%.

Na estimulada, Ciro também perdeu: no cenário principal tinha 6,8% em abril e caiu para 5,6% em maio. 

O pedetista também não vai bem em cenários do segundo turno, perdendo tanto para Bolsonaro quanto para Lula. 

No caso de um segundo turno entre Lula e Ciro, o petista ganharia com vantagem próxima a 25 pontos. 

O ex-presidente Lula, por sua vez, vem crescendo fortemente na votação espontânea desde julho do ano passado. Começou a histórico com cerca de 30%, e hoje se aproxima de 38%. 

A Futura faz cenários muito diferentes em cada pesquisa, então a melhor maneira de acompanhar a evolução dos candidatos é através das intenções espontâneas.

A pesquisa Futura Inteligência custou R$ 93 mil e foi paga pelo banco Modalmais. Foram 2 mil entrevistas telefônicas. O número de registro dela no TSE é BR-05658/2022.

A íntegra da pesquisa pode ser baixada aqui.