Cinegnose

por Wilson Ferreira

26 de março de 2019, 06h00

Ressentimento de excluídos alimenta massacres dos zumbis na nova ordem global

O capitalismo criou um número cada vez mais crescente de excluídos: aposentados, idosos, desempregados, desalentados, biscates, refugiados, inválidos e toda sorte de “excremento social”


+ posts

25 de fevereiro de 2019, 23h21

Globo adota “a boa notícia é que…” para tentar se salvar do baixo astral nacional

Não importa a pauta, seja de Cidades, Economia, Polícia, Polícia etc., parece que agora apresentadores e repórteres da Globo estão orientados a forçosamente encontrar “a boa notícia”


13 de fevereiro de 2019, 22h16

Avise a esquerda: luta de classes existe, e está em Brumadinho e no CT do Flamengo

É evidente que a Globo participa deliberadamente nessa treinada tabelinha com os delirantes e falastrões ministros e generais do governo atual – enquanto o jornalismo é “contra” a regressão das pautas identitárias e de costumes


04 de fevereiro de 2019, 22h39

A ameaça simbólica de Lula e a Síndrome de Brian da esquerda

Em todos esses últimos anos de Lava Jato, com os sucessivos nomes criativos das operações da PF para batizar cada show de meganhagem ao vivo na TV, é evidente que o Judiciário está muito consciente da natureza semiótica da atual guerra política brasileira


28 de janeiro de 2019, 15h47

Rebaixamento dos padrões de inteligência da Revolução Industrial 4.0 criou Bolsonaro

No momento em que Jair Bolsonaro saiu da sua zona de conforto e se expôs em cenários não controlados como o Fórum Econômico de Davos ou a tragédia de Brumadinho/MG, revela-se a sua condição limítrofe, com sérias deficiências cognitivas. E diante de pesquisas de opinião cujos resultados se colocam contra as principais linhas da sua “plataforma de governo”, muitos questionaram: mas afinal, como ele foi eleito?


27 de janeiro de 2019, 12h19

Rebaixamento dos padrões de inteligência da Revolução Industrial 4.0 criou Bolsonaro

No momento em que Bolsonaro saiu da sua zona de conforto e se expôs em cenários não controlados, revela-se a sua condição limítrofe, com sérias deficiências cognitivas


13 de janeiro de 2019, 13h30

Nova logomarca revela que Bolsonaro não consegue sair do personagem

Em cinema e teatro fala-se muito de atores que, de tão concentrados no personagem, não conseguem mais sair do papel. Uma análise semiótica da nova identidade visual do Governo Federal revela que nada mais resta para o presidente Jair Bolsonaro do que se manter no personagem da campanha eleitoral – belicoso e provocativo, pronto para criar sempre um novo inimigo


12 de janeiro de 2019, 16h47

Quando a realidade supera a comédia na série “Who is America?”

Como fazer uma sátira política de um país que parece imitar os estereótipos que a própria mídia faz da América? Como fazer humor de um país que já teve um ex-ator de Hollywood como presidente e, o atual, um dublê de empresário e ex-apresentador de reality show de TV? Esse é o desafio do comediante Sacha Baron Cohen na série “Who is America?” (2018-): como satirizar um país no qual a realidade parece superar a comédia


06 de janeiro de 2019, 11h39

As guerras táticas da comunicação de Bolsonaro

Bastaram apenas quatro dias desde a posse (ou possessão?) do presidente eleito, para ficar clara a linha de continuidade entre a campanha eleitoral e a estratégia de Governo: uma atividade sistemática e diária de comunicação que objetiva criar uma espécie de fosso repleto de crocodilos em volta do castelo. 


29 de dezembro de 2018, 17h42

Esquerda desarmada diante das operações psicológicas “alt-right”

Wilson Ferreira: Após a vitória eleitoral e nesse momento de governo de transição, ainda continua a todo vapor a criação de dissonâncias e ambiguidades com o propósito de gerar uma verdadeira cortina de fumaça para a opinião pública


25 de dezembro de 2018, 14h34

A ilusão das festas de Ano Novo no filme “Goodbye, 20th Century”

No filme Goodbye, 20th Century (Zbogum na dvaesetiot vek, 1998), uma viagem da câmera através do ralo de um banheiro para chegarmos em um shopping center durante as comemorações do ano novo do final de milênio


17 de dezembro de 2018, 16h44

Como envenenar psiquicamente um povo no filme “Os Demônios”

Os tribunais eclesiásticos da Inquisição foram muito mais do que produtos do fanatismo religioso. Foram instrumentos de “lawfare” para a dominação política da Igreja. Em “Os Demônios” a Inquisição é um instrumento de uma estratégia mais ampla que hoje chamamos de “Guerra Híbrida