Clara Averbuck

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de dezembro de 2019, 13h17

Companheiro: no Natal, não seja esse cara

Clara Averbuck dá uma dica para as festividades

Sabe quando falamos da sobrecarga feminina, da dupla, tripla jornada? Estamos falando também de momentos de lazer.

Quem não quer chegar, sentar e pegar sua bebidinha pra relaxar nas festividades?

TODO MUNDO quer.

Só que muito desse corre todo, desde convidar as pessoas até decidir o que vai ser servido, como vai ser feito, a logística da mesa, dos pratos, das bebidas e, valha-me, da louça, acaba ficando a cargo das mulheres.

Sim, companheiro de esquerda, também estou falando com você. Não é porque os papéis pré-definidos de gênero são abertamente defendidos pelos conservadores de direita que alguns – muitos – homens considerados aliados nas lutas, ou que pelo menos deveriam se esforçar para isso, não estejam deitados no machismo estrutural de deixar tudo nas nossas costas.

Não estou falando apenas de casais. Estou falando daquela mãe que passa meses planejando sozinha como receber a família, aquela avó que adora a casa cheia, mas sempre acaba sendo ajudada pelas filhas, irmãs, noras, enquanto os homens curtem adoidado e pedem mais uma cerveja.

Levantem daí, amados.

As mulheres não estão aí para servir.

E não estamos falando de “ajudar” com a louça, estamos falando da estafa gerada por executar tarefas “invisíveis” que só aparecem quando não são feitas.

Deixo aqui esta curta, mas real reflexão para que, neste final de ano, todo mundo se divirta e ninguém acabe sobrecarregado.

Feliz Natal!

 

 

 

 

 

 

 

 

feat. Renata Corrêa

 

 

 

 

 

 

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum