Sobre feminismo e "raspar o sovaco"

Se você diz "não sou feminista, acho que todos deveriam ser tratados igualmente e ter os mesmos direitos" você está dizendo, exatamente: "não sou feminista, mas sou feminista"

Foto: Agência Brasil
Escrito en OPINIÃO el

É comum escutar:
"Não sou feminista, sou feminina",
"Não sou feminista e nem machista",
"Não sou feminista e nem machista, sou humanista",
"Não sou feminista, acho que todos deveriam ser tratados igualmente e ter os mesmos direitos".

Bom, vamos lá.

Feminismo não prega ódio, feminismo não prega a dominação das mulheres sobre os homens.
Feminismo clama por equidade, pelo fim da dominação de um gênero sobre outro. Feminismo não é o contrário de machismo. Machismo é um sistema de dominação. Feminismo é uma luta por direitos.

Então se você diz "não sou feminista, acho que todos deveriam ser tratados igualmente e ter os mesmos direitos" você está dizendo, exatamente: "não sou feminista, mas sou feminista". E se você se diz humanista, bom, acredito que saiba então que o humanismo é uma filosofia moral baseada na razão humana e na ética, que coloca o ser humano acima do sobrenatural, de deuses, de dogmas religiosos, da pseudociência e das superstições e que não tem nada a ver com o assunto.

Existe essa grande falha lógica que é o sujeito achar que você tem que ser contra uma coisa pra ser a favor de outra; neste caso, "contra" os homens para ser "a favor" das mulheres. O feminismo não luta contra os homens, e sim contra o supracitado sistema de dominação, que, veja só, privilegia os homens e foi criado por… homens. Fica clara a diferença entre lutar contra um sistema e lutar contra todo um gênero?

Feminismo não tem nada a ver com deixar de usar batom, salto ou dar de quatro. Muito menos com "sovaco cabeludo", como zurrou um dos filhos do presidente da república. Ninguém vai confiscar sua carteirinha de feminista se você usar rímel ou se depilar. Mas te abre para a possibilidade de só usar maquiagem e se depilar quando quiser, não porque tem que obrigatoriamente estar impecável e linda todos os dias a enfeitar o mundo.

Feminismo não tem nada a ver com ser inimiga dos homens. O inimigo é o machismo, não o indivíduo.

Feminismo não tem nada a ver com esconder o corpo; muito pelo contrário, exigimos o direito de andar com a roupa que bem entendermos sem assédio ou constrangimentos.

Feminismo não tem nada a ver com não ter filhos e fazer um aborto por semana, e sim com a escolha de como e quando esses filhos virão, e se virão, de educação sexual honesta e sem terrorismo, de direito.

Feminismo não tem nada a ver com não ser feminina. E nem com ser.

Feminismo tem a ver com liberdade, com eu, você, elas e eles podermos todos viver e ser sem ninguém dando pitaco em como devemos nos portar, como devemos nos vestir, o que devemos dizer, do que devemos fazer com nossos corpos. Feminismo tem a ver com não sermos propriedades de homens ou objetos sexuais. Feminismo tem a ver com tratar as mulheres como, imagine, seres humanos.

Nem todas as feministas estão de acordo a respeito de todos os tópicos; existem várias vertentes do feminismo, sendo, ao meu ver, o feminismo interseccional a que mais faz sentido, por levar em conta não apenas gênero, como raça, classe e acessibilidade. O feminismo não é um livro de regras, mas uma discussão, uma conversa, um processo. E cada um tem o seu. Feminismo, caros, não é uma seita que reprime e excomunga quem quebra seus preceitos.

Vale sempre lembrar que o mundo machista também oprime os homens com a noção de que eles tem que ser os provedores, que eles tem que ser durões, que não podem chorar, que não podem demonstrar nenhuma característica atribuída ao feminino porque isso é considerado uma fraqueza – já que as mulheres são consideradas mais fracas, logo, inferiores. Gay é "xingamento" porque ser gay é ser um homem mulherzinha e, dentro dessa lógica, não há nada pior do que se aproximar da noção de mulher que a sociedade patriarcal ensina.

Há um teste simples, criado pela advogada e ativista Cynthia Semíramis, pra saber se você é uma pessoa que se identifica com o feminismo.

1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?

2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?

3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?

4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?

5. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais?

6. você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?

7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?

8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?

9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?

10. você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?

Respondeu sim pra tudo?

Está confortável na cadeira?

Você é pró-feminismo, ou até… Feminista! Uau!

Você não precisa ser ativista para ser feminista. Se você acredita na igualdade de direitos entre homens e mulheres e toma atitudes práticas, você é feminista.
As pessoas confundem feminismo com um monte de coisas. As pessoas têm medo da palavra feminismo.

Feminismo. Feminista. Feminismo. Feminista. Fe-mi-nis-mo.

Feminismo é sobre liberdade. Sobre equidade. Sobre sobrevivência. Sobre humanidade.

Qualquer outro argumento que indigentes intelectuais tentem usar é distração.