4G x TV Digital: "A tela negra vai acontecer ", diz presidente da SET

Escrito en BLOGS el
Um laudo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que realizou estudos durante sete meses, afirma que há, sim, riscos de interferência entre o 4G e a TV digital. "Se um usuário usar o celular 4G ao lado da TV digital atual haverá interferência e problemas na imagem. E não apenas em poucas cidades como se fala", diz Olimpio José Franco, presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). O material foi divulgado nesta quinta-feira, 13/02.

Por: Ana Paula Lobo
Do sítio: Convergência Digital :: 13/02/2014




Em entrevista ao portal Convergência Digital, Olímpio José Franco, rebateu a tese defendida pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, de que a interferência entre o 4G e a TV digital na faixa de 700 MHz está concentrada em poucas cidades, entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. "Não. A interferência é real. O risco da tela negra é claro. A maioria das internas de TV digital no Brasil é interna. O celular não adaptado e eles não o são pode, sim, mexer na qualidade da imagem", diz o presidente da SET.

De acordo com o laudo da Universidade Mackenzie, realizado pelo Laboratório de TV Digital da universidade e já submetido ao Ministério das Comunicações e à Anatel, de acordo com a SET, a interferência prejudicial no caso da recepção de TV digital significará interrupção na recepção da programação, imagens congeladas ou tela negra. “Para preservar a qualidade da recepção do sinal de TV, é necessária uma combinação de diversas medidas de mitigação. Entre elas, alterações das antenas, adição de filtros nos televisores e nos transmissores LTE”, informa Cruz

O problema não é restrito ao Brasil. “Em todos os países que iniciaram a regulamentação para operação do serviço móvel celular em faixa adjacente à de televisão, as questões de interferência entre os serviços estão no cerne das discussões”, frisa Franco. Atualmente, segundo o executivo da SET, há um parque de cerca de 50 milhões de aparelhos de TV com o conversor celular. Caso o desligamento analógico se confirme para 2018 - data já postergada pelo governo - o parque brasileiro deverá chegar a quase 200 milhões de aparelhos - e todos, salienta Cruz, sem os filtros necessários.
Teles: preparem o bolso

"Isso vai custar muito dinheiro às operadoras, que ficaram com essa missão pela regra determinada pela Anatel. No Japão, por exemplo, o custo de instalação dos filtros - e lá a maioria das antenas é externa - ficou em US$ 3 bilhões - US$ 1 bilhão para cada operadora. E aqui? Esse custo não está mitigado ainda", frisa o presidente da SET. Para a entidade, os resultados dos testes comprovam que para preservar a qualidade da recepção do sinal de TV, é necessária uma combinação de diversas medidas de mitigação. Entre elas, alterações das antenas, adição de filtros nos televisores e nos transmissores LTE.

A Resolução 625/2013 da Anatel estabeleceu que o 4G/LTE ocupe a  faixa de frequência de 698 a 806 MHz, que ficou conhecida como a faixa de 700 MHz, adjacente à de 470 a 698 MHZ que continua destinada no Brasil à TV aberta. Essa mesma resolução especifica parâmetros técnicos demasiado brandos para assegurar a convivência, porém vincula a licitação da faixa de 700 MHz, prevista para este ano, ao estabelecimento de um regulamento para a resolução das situações de interferências prejudiciais.

Entre as medidas propostas pela entidade para permitir a convivência do 4G/LTE e da TV digital em faixas adjacentes está a revisão dos sistemas domésticos de recepção de TV, em sua ampla maioria frágeis e antigos. “A necessidade de reformular o parque doméstico de antenas de recepção implica em custos expressivos, que ainda precisam ser calculados, e num enorme desafio logístico”, observa Franco.
Indagado se - diante da constatação da interferência e da determinação do governo de realizar o leilão da faixa de 700 Mhz ainda neste semestre - haveria o risco de o embate terminar na Justiça, Cruz evitou comentar. Segundo ele, a SET é uma instituição técnica. "Essa parte caberá aos empresários", disse, mas o executivo garante que os problemas serão muitos, inclusive para as prefeituras. "Muitas delas terão de gastar, e muito, para se adequar. E não será barato não", reafirma.
*Com informações da SET