A gestão das marcas

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Em uma nova economia, baseada na informação, ou seja, na possibilidade e capacidade que o consumidor tem de obter e fornecer informações sobre empresas e produtos, a gestao de marcas começa a ser repensada dentro das agências de publicidade e empresas de marketing. Como deve ser a gestão de uma marca dentro do contexto da word wide web?

Para aqueles que pensam que a gestão não mudou tanto assim só por conta da internet, devo avisá-los que as marcas mais lembradas atualmente, não faziam parte da seleta lista das marcas mais lembradas a 10 anos atrás. Apple, Google, Starbucks, Pixar, Amazon.com, eBay, dentre outras, são marcas que alcançaram o topo da lista por meio de uma gestão inovadora e com uma característica a mais, sem gastar muito com publicidade. Como?

Existem diversas correntes que explicam o valor de uma marca, para nós, utilizaremos aquela que afirma que a marca é um ativo da empresa, onde seus valores e princípios são agregados, fazendo com que consumidores diversos tenham a mesma expectativa na hora da compra de algum produto ligado a marca, assim, a gestão de tradicional de marcas se preocupava basicamente com duas questões: o produto e a própia marca. O produto diz respeito ao que ele faz e a marca o que faz você sentir. Na nova gestão de marcas um terceiro elemento deve ser inserido: a experiência, ou seja, onde a marca se encaixa na sua vida.

Basta olhar para lista das marcas mais lembradas para entender este elemento. Todas elas permitem um envolvimento e interação do cliente em algum momento de seu relacionamento com a empresa, e essa é uma característica dos nossos dias. Interatividade, interação, envolvimento, experiência, qualquer que seja a palavra e o conceito, o consumidor deixou de ser um agente passivo e quer ter uma experiência maior do que apenas comprar. Este é um desafio enorme que as empresas de todos os setores estão enfrentando.

Não basta mais criar o melhor produto pelo menor preço. Agora a experiência é valor fundamental na hora da compra. Mãos a obra!