Convergência Midiatica

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de outubro de 2009, 18h14

A ideologia do Séc. XXI

O dia 09 de novembro de 1989 marca o fim de uma ideologia que dominou boa parte das ações dos indivíduos em todo planeta. Naquele dia, vinha abaixo o maior representante da ideologia vigente: o Muro de Berlin. A dicotomia Capitalismo X Comunismo chegava ao fim, pelo menos economicamente falando. Países comunistas de economia fechada, se abriram ao capital estrangeiro e privado e da noite para o dia, milhares de novos mercados consumidores surgiram, ávidos pelos bens produzidos nos países capitalistas.
Mas, passados quase 20 anos sem o “medo” do comunismo, cabe a pergunta: qual a ideologia dominante agora? Quem é o mocinho e quem é o bandido? Como se diz em Minas, oncovô? (traduzindo: pra onde que eu vou?).
Existe uma ideologia dominante hoje, não tem um viés político como na guerra fria, mas é tão poderosa quanto. E como o homem é um ser dicotômico, ela também possui dois lados. Atualmente o mundo é dividido ente os incluídos e os excluídos tecnologicamente. Celulares com câmera, Ipod’s, internet sem fio, banda larga, TV Digital, computadores ultra-rápidos, e tantas outras tecnologia de entretenimento e informação estão disponíveis a apenas 1 bilhão de pessoas no mundo. E os outros 5 bilhões?
O problema da ideologia atual é que ela pode ser considerada ainda mais perversa que a anterior, pois a antiga era imposta e dependia muito do país que você nascia. Mas, agora, a imposição é econômica e mais cruel que a política, até porque a política sempre se utiliza da econômica de forma sorrateira.
Se estamos vivendo a revolução da informação, há muita gente desinformada ainda.

Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags