sexta-feira, 25 set 2020
Publicidade

A migração digital

Bom trabalho de Lorenzo Vilches sobre os impactos das novas tecnologias na comunicação. O autor faz um balanço detalhado dos aspectos tecnológicos e do uso dos meios de comunicação pelos espectadores e define novos papeis para os veículos, principalmente a TV aberta, que na opinião de Vilches, deve se direcionar mais para a prestação de serviços do que entretenimento e informação. Ainda afirma que as “fusões ou fissões” dos novos meios de comunicação serão a causa dos movimentos migratórios para as novas tecnologias, da televisão e da internet. O livro trata dos novos padrões de consumo das mídias, novas forma de se fazer negócios (publicidade) e novas estratégias para atrair a atenção dos clientes e assegurar bons índices de audiência.
“Na nova sociedade da comunicação e da informação, as empresas estão menos interessadas nos conteúdos e nos programas, e abandonam cada vez mais sua natureza exclusivamente artística, cultural ou informativa. Todos os programas são preparados para conter serviços comerciais.” Leitura indispensável.

Avatar
Francisco Machado Filho
Francisco Filho é professor Dr. da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru-SP no curso de Jornalismo. Possui graduação em Radio e TV pela FAESA/ES, Mestrado em Mida e Cultura pela UNIMAR/SP e Doutorado em Comunicação Social pela UMESP/SP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão digital, atuando principalmente nos seguintes temas: TV Digital, Mídias Digitais e internet e modelo de negócios para TV aberta.