Convergência Midiatica

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de julho de 2010, 04h57

Como os candidatos utilizam o Twitter?

Apesar da campanha para as eleições de 2010 começarem oficialmente nesta segunda-feira, os candidatos já vem utilizando a internet há bastante tempo. Desde o impacto que a Web teve na campanha do Presidente Barack Obama, nos EUA, diretórios dos partidos reconhecem a importância desta nova mídia.

Mas basta estar na Web? Claro que não. O modo como os candidatos utilizarão esta plataforma poderá representar votos ganhos ou perdidos, principalmente entre os eleitores mais jovens, que acessam a Web e as redes sociais com maior freqüência.
O blog Interação Midiática, estará acompanhando o uso das ferramentas pelos candidatos. Para isso foi criada uma nova categoria: eleições 2010.
Neste primeiro post, analisaremos o Twitter dos três candidatos com maior índice nas pesquisas.

Tanto Dilma, Marina e Serra, possuem conta no Twitter. O Brasil já é o 4º país no mundo a gerar mensagens nessa rede social e, pelas suas características, pode se tornar o principal meio de divulgação dos planos e agendas dos candidatos, bem como, tornar claro o grau de envolvimento de seus seguidores. Contudo, deve ficar claro que as análises não terão caráter científico, não utilizarão dados demográficos e nem aspectos sócio-econômicos. Será apenas um acompanhamento empírico da forma como a plataforma Web será utilizada na campanha. Inclusive, conto com a participação dos leitores enviando suas próprias análises e comentários que acharem pertinentes.

O Twiiter de:

Dilma Roussef

Até o dia 07/07, às 03h15min, a candidata do PT registrava em seu Twitter 105.961 mil seguidores, 206 mensagens postadas (Tweets) e era listada por 4.076 seguidores.

Ponto positivo para Dilma é a personalização do Twitter com fotografias no background do layout da página. Seu Twitter direciona para o site Dilma na Web (www.dilmanaweb.com.br).

Twitter da canditada: @dilmabr – Verificado como conta oficial pelo serviço de micro-blog.

José Serra

Até a data de 07/07, às 03h27min, o candidato do PSDB registrava em seu twitter 282.785 mil seguidores, 2.550 Tweets e era listado por 7.935 seguidores.

Serra utiliza as configurações padrão do layout de página. Seu twitter direciona para uma página como título de “Blog de Notas” (http://www.serraescreve.blogspot.com/) com última atualização em 13/06/2010 e não para o site principal da campanha como faz Dilma e Marina.

Ponto positivo para Serra é que está utilizando o serviço com maior intensidade. As 00h00min do dia 07/07 Serra lançou um movimento no Twitter com a participação de vários blogueiros, políticos e coordenadores de alguns estados até por volta das 2h30min. De acordo com o site oficial de Serra, o movimento alcançou os Trend topics (assuntos mais comentados), o que não foi possível de verificar, pois as 03h38min, não constava o tópico no trend list. 

Twiter do candidato: @joseserra_ – Verificado como conta oficial pelo serviço de micro-blog.

Marina Silva

Até a data de 07/07, às 03h41min, a candidata do PV registrava em seu Twitter, 86.072 seguidores, 873 Tweets e era listada por 3.711 seguidores.

Marina também utiliza as configurações padrão da página de layout. Seu Twitter direciona para o site oficial da campanha (http://www.minhamarina.org.br).

Ponto positivo para Marina e a forma como escreve. Português corretíssimo, sem abreviações e fala direta com os twitteiros, reponde as mensagens de forma bem pessoal, o que faz acreditar de que seja ela mesma quem responda e não um grupo de assessores.

Twitter da candidata: @Silva_marina – Verificado como conta oficial pelo serviço de micro-blog.

Em breve análise dos sites oficiais de campanha.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags