Copa de 2014 terá transmissão em 4K e 3D

Escrito en BLOGS el
Texto publicado em: Planet Tech

Por Alex dos Santos

Pelo menos é o que propõe o Projeto 2014K, organizado pelo CPqD, Mackenzie e com o apoio do FINEP, que pretende investir em torno de R$ 3 bilhões na transmissão dos jogos da Copa de 2014 no Brasil com resolução ultra-definição em 3D para todo o planeta.
Segundo as instituições envolvidas, a idéia é captar as imagens em 4K (4096x2160p) e terceira dimensão, enviando esses sinais por meio de redes fotônicas a cinemas digitais devidamente preparados no País e no exterior. Além disso, as imagens ao vivo poderão ser projetadas em locais públicos, como praças e teatros, desde que previamente preparados.

Recentemente, o mesmo grupo de estudo realizou testes com a uma câmera de aproximadamente 150kg e 8 milhões de pixels na final do Campeonato Gaúcho (Gre-Nal) e na Casa Brasil, em Joanesburgo. Quem sabe, é a vez do Brasil mostrar ao mundo que além de bom futebol tem também inovações tecnológicas.
Para saber mais, clique aqui.

A propósito, o YouTube acaba de liberar o upload de vídeos em 4k (veja a playlist com vários vídeos e escolha a resolução “original”), porém, com a falta de produtos desse tipo e a conexão que temos hoje acho difícil o 4K emplacar tão cedo.