É tudo verdade

Escrito en BLOGS el
Espetacular o filme do polêmico cineasta americano Michael Moore exibido no festival de documentários, É tudo verdade, em São Paulo. No filme, Capitalismo: uma história de amor, Moore nos leva para dentro do olho do furacão da crise imobiliária norte-americana e faz uma profunda crítica ao sistema capitalista selvagem e cruel que se instalou naquele país desde a era Reagan.

Quem já viu outros filmes de Moore (Tiros em Columbine, Fahrenheit 11 de setembro), conhece a narrativa sempre irônica e jocosa do cineasta, que além de informar, diverte. Moore chega a cercar o prédio do Citibank com uma fita de cena de crime, por considerar que o referido banco roubou dinheiro dos contribuintes americanos ao aceitar a ajuda do governo e distribuir bônus a seus funcionários. Mas este recurso serve apenas para amenizar a dor que sentimos ao ver seus filmes, pois fazemos parte dele, afinal somos todos capitalistas.

É impossível ver o filme e não traçar paralelos com o rumo da economia no país. E próximo às eleições presidenciais, com certeza a turma do Serra não irá gostar do filme. Então se você ler alguma crítica desfavorável na Folha de algum jornal ou revista, Veja por si mesmo e depois tire suas conclusões