Homo Videns

Escrito en BLOGS el
Durante o processo de evolução do homem varias classificações foram utilizadas para caracterizar o estágio no qual se encontrava o ser humano. O estágio atual de evolução é o chamado Homo Sapiens. Será que o processo de evolução já acabou? Ainda vamos evoluir mais? Qual será a próxima fase da evolução humana?
Giovanni Sartori afirma que já evoluímos, atualmente somos os Homo Videns. Para o autor estamos vivendo em uma época onde as imagens inundaram a psique humana de tal forma que perdemos a capacidade de abstração nos tornando  "um animal simbólico que não está mais em condição de sustentar, e muito menos de alimentar, o mundo construído pelo homo sapiens".
Algumas pessoas consideram um exagero as afirmações de Sartori, entretanto é evidende o lugar que a imagem está tomando em nossa vida cotidiana. Nunca o rotineiro, o dia-a-dia, o individuo comum esteve em tamanha evidência. Youtube, telejornais, sites de relacionamento, a imagem em movimento ou estáticas (fotografia digital) nunca estiveram tão facilmente ao alcance da tantas pessoas.  Não é por acaso que tantas denúncias consigam como prova gravações em vídeo. Na era do homo videns, a linha que separa o público do privado está cada vez mais tênue.