Homo Videns

Durante o processo de evolução do homem varias classificações foram utilizadas para caracterizar o estágio no qual se encontrava o ser humano. O estágio atual de evolução é o chamado Homo Sapiens. Será que o processo de evolução já acabou? Ainda vamos evoluir mais? Qual será a próxima fase da evolução humana? Giovanni Sartori afirma […]

Durante o processo de evolução do homem varias classificações foram utilizadas para caracterizar o estágio no qual se encontrava o ser humano. O estágio atual de evolução é o chamado Homo Sapiens. Será que o processo de evolução já acabou? Ainda vamos evoluir mais? Qual será a próxima fase da evolução humana?

Giovanni Sartori afirma que já evoluímos, atualmente somos os Homo Videns. Para o autor estamos vivendo em uma época onde as imagens inundaram a psique humana de tal forma que perdemos a capacidade de abstração nos tornando  “um animal simbólico que não está mais em condição de sustentar, e muito menos de alimentar, o mundo construído pelo homo sapiens”.

Algumas pessoas consideram um exagero as afirmações de Sartori, entretanto é evidende o lugar que a imagem está tomando em nossa vida cotidiana. Nunca o rotineiro, o dia-a-dia, o individuo comum esteve em tamanha evidência. Youtube, telejornais, sites de relacionamento, a imagem em movimento ou estáticas (fotografia digital) nunca estiveram tão facilmente ao alcance da tantas pessoas.  Não é por acaso que tantas denúncias consigam como prova gravações em vídeo. Na era do homo videns, a linha que separa o público do privado está cada vez mais tênue.

Avatar de Francisco Machado Filho

Francisco Machado Filho

Francisco Filho é professor Dr. da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru-SP no curso de Jornalismo. Possui graduação em Radio e TV pela FAESA/ES, Mestrado em Mida e Cultura pela UNIMAR/SP e Doutorado em Comunicação Social pela UMESP/SP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão digital, atuando principalmente nos seguintes temas: TV Digital, Mídias Digitais e internet e modelo de negócios para TV aberta.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR