Convergência Midiatica

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de setembro de 2010, 00h59

Ibope mede o apelo das eleições na web

10/09/2010 |
Redação*
Tele Síntese

Pesquisa revelou pico de comentários logo após o primeiro debate dos candidatos online

A campanha eleitoral caiu no gosto dos internautas. É o que revela pesquisa divulgada nesta sexta-feira, dia 10, pelo Ibope Nielsen Online. A empresa vem monitorando o tema na rede desde 6 de julho e registrou, em 18 de agosto, data do primeiro debate eleitoral online entre os candidatos à presidência da República um pico de mensagens relativas ao tema tanto em blogs, como em fóruns, grupos de discussão e no Twitter. O levantamento apontou, também, outros momentos de forte atividade na rede — no dia seguinte ao primeiro debate dos candidatos na TV e quando Marina Silva, do PV, foi entrevistada na TV, cinco dias depois.

O Ibope estima que o total de brasileiros com acesso a internet – seja em casa, no trabalho, na escola ou em locais públicos – seja de 67,4 milhões de usuários. A empresa de pesquisa informa ainda, que, em 2009, 42% dos internautas eram da classe C, 48% das classes A e B e apenas 10% das D e E.

O levantamento do tema das eleições levou em conta o uso de palavras-chave encontradas em 70 mil fóruns, 4,5 milhões de blogs e 50 milhões de comentários. Pela ordem, os candidatos mais citados são Dilma Rousseff, do PT, José Serra, do PSDB, Marina Silva, do PV, e Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL. A lógica na web confirma a mesma preferência dos candidatos das pesquisas tradicionais.

*com assessoria de imprensa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags