Internet, e depois?

Escrito en BLOGS el
A internet vem desafiando as mídias tradicionais a ponto de muitos decretarem a morte de algumas delas. Mas elas irão mesmo acabar? O jornalismo impresso, a televisão, o cinema, serão substituidos pelas mídias digitais? a Internet será o único veículo de comunicação de massa?

Essas e outras questões são abordadas profundamente no livro de Dominique Wolton, Internet, e depois? Wolton é um sociólogo francês. É pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa da França - CNRS - e diretor da revista científica Hermès.

O livro é divido em 5 capítulos, onde o autor, faz uma profunda análise da nova era da comunicação e várias críticas aos futurismos apocalípticos apregoados por outros teóricos e experts em mídia.

"Há vinte anos, eu tento compreender o estatuto da comunicação nas nossas sociedades. Se a comunicação é uma questão muito antiga da humanidade, a exploração de técnicas há um século modificou consideravelmente este estatuto. A comunicação tornou-se cada vez mais eficaz, passando do telefone ao rádio, da televisão à informática e, hoje, aos multimídias." As análises de Wolton nos auxiliam a entender o papel da comunicação na sociedade atual e nos fornce subsídios para analiasar as três principais características da comunicação: o sitema técnico, o modelo cultural dominante e o projeto que sustena a organização econômica, técnica e jurídica do conjunto de tecnologias de comunicação.

Leitrua indispensável para graduandos, pesquisadores e profissionais da comunicação.