Nordeste tem 58 das 100 cidades de plano de banda larga

Escrito en BLOGS el
Texto publicado em: FNDC

26/08/2010 |
Redação
Rede Brasil Atual

Valor cobrado é de R$ 35 por mês. Serão 14 milhões de pessoas atendidas pelo serviço. Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro terão o maior número de municípios atendidos, oito cada um

São Paulo - O presidente da Telebrás, Rogério Santanna, anunciou nesta quinta-feira (26) a lista das 100 primeiras cidades que serão conectadas à internet rápida pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O Nordeste será a região com mais cidades contempladas, 58 no total e seguido do Sudeste, com 30.

No total, nesta primeira fase, serão atingidas mais de 14 milhões de pessoas. Os estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro terão o maior número de municípios atendidos, oito cada um.

O valor cobrado pelo uso da internet rápida será de R$ 35 ao mês, com a possibilidade de redução (se houver redução de impostos). A velocidade mínima disponível será de 512 kbps. Segundo Rogério Santana a previsão para 2011 é de que mais 1.063 cidades serão atendidas e até o final de 2014 o processo será concluído em todo o país.

A seleção das primeiras cidades obedeceu alguns critérios, especialmente de estarem situados a até 50 km da linha principal de fibras óticas do setor elétrico que será gerenciada pela Telebrás. Representam principalmente municípios com baixo IDH, reduzida proporção de acessos, áreas urbanas pobres e densamente povoadas, áreas rurais e regiões remotas.i