Convergência Midiatica

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de novembro de 2009, 21h40

O crtl “C” e o crtl “V”

Semanas atrás, a denúncia de que alunos estão comprando monografias de uma senhora que não tem nem o ensino médio, movimentou o cenário acadêmico brasileiro. É possível isso? É possível que uma senhora tenha condições para dissertar sobre questões de Direito, Serviço Social, Educação Física e etc.? É claro que não. Então como ela consegue? A verdade é que os professores orientadores são complacentes nessa questão. Apenas alguns se dão ao trabalho de realmente corrigir e orientar seus alunos.

Qualquer um que já tenha ministrado aulas sabe muito bem reconhecer um texto de seus alunos. Um texto é como uma caricatura de seu autor. É possível reconhecer traços que identificam se determinado texto é de Chico Buarque, Luis Fernando Veríssimo ou do Joãozinho ou do Zezinho. Um professor sabe no ato da leitura se as palavras utilizadas pelo aluno pertencem mesmo ao vocabulário dele.

Mas o que mais me chamou a atenção é que um determinado professor estava utilizando um programa de computador que busca e reconhece palavras no texto e procura semelhança em outros textos na internet. É brincadeira? Eu que pensei que agora todos os professores seriam obrigados a ler o trabalhos dos alunos, não é que facilitaram o nosso lado?

Se eu como professor não preciso mais ler os textos dos meus alunos, por que o aluno deveria se dar ao trabalho de escrevê-lo? Basta aplicar o famoso Ctrl “C” e Ctrl “V”. Pena que ainda não inventaram um programa para descobrir professores coniventes com essa prática.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags