Os Numerati

Quem acessa a internet, usa cartão de crédito, assina tv a cabo, utiliza celulares (e faz dezenas de outras coisas) deixa, todos os dias, uma séria de pistas e informações sobre nosso hábitos, ações, comportamento e costumes. Mas… Quem coleta estes dados? Quem os examina? E (o mais importante, talvez) o que estão fazendo com […]

Quem acessa a internet, usa cartão de crédito, assina tv a cabo, utiliza celulares (e faz dezenas de outras coisas) deixa, todos os dias, uma séria de pistas e informações sobre nosso hábitos, ações, comportamento e costumes. Mas… Quem coleta estes dados? Quem os examina? E (o mais importante, talvez) o que estão fazendo com eles?

São estas as informações que o jornalista Stephen Baker explora no livro NUMERATI .
Segundo o autor, uma nova elite matemática está descobrindo meios de dissecar cada ação nossa e prever, de maneira precisa, nosso próximo passo.
Os NUMERATI se inflitram em todas as áreas da atividade humana. Estão analisando nossas compras, nossos valores políticos, nossa saúde e nossas vidas.
Um a leitura indispensável, não so para quem lida com tecnologia, mas para todos que utilizam a Web como meio de compras e lazer.

Avatar de Francisco Machado Filho

Francisco Machado Filho

Francisco Filho é professor Dr. da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru-SP no curso de Jornalismo. Possui graduação em Radio e TV pela FAESA/ES, Mestrado em Mida e Cultura pela UNIMAR/SP e Doutorado em Comunicação Social pela UMESP/SP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão digital, atuando principalmente nos seguintes temas: TV Digital, Mídias Digitais e internet e modelo de negócios para TV aberta.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR