Convergência Midiatica

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de setembro de 2015, 16h38

Por que Os Dez Mandamentos virou líder no Ibope?

Telenovela da Record já entrou para a história da emissora

Telenovela da TV Record já entrou para a história da emissora

Pensar que uma telenovela seja capaz de conquistar uma grande parcela da audiência televisa apenas por sua qualidade técnica e artística é simplificar as questões que envolvem este gênero televisivo no Brasil. Os fatores externos que influenciam o sucesso ou fracasso de uma telenovela são tão ou mais importantes que a própria telenovela em si. E, é claro, são uma somatória, um conjunto. Nunca é apenas um único fator responsável e assim está sendo com a telenovela “Os Dez Mandamentos”, da TV Record. Ao meu ver, os fatores a levaram a novela bíblica a bater a TV Globo no Ibope em seis capitais no dia 23/09 foram:

– O Brasil vive uma onda conservadora que há muito não se via. Nosso Congresso debateu questões importantes sobre família e direitos humanos antes mesmo da telenovela da Record estrear. Por uma coincidência ou não, a telenovela global que antecedeu A Regra do Jogo (atualmente no ar) apresentou logo em seus primeiros capítulos um casal lésbico e na terceira idade. A onda conservadora fez com muitos migrassem de canal e encontraram na telenovela da Record os valores morais que Babilônia confrontava.

– o Horário Nobre já não é o mesmo. Há muito tem se discutido o impacto das tecnologias móveis e de vídeos sob demanda estão provocando no consumo midiático, principalmente na televisão. E é verdade. Mas, não pela tecnologia em si, mas porque as demandas sociais hoje são diferentes. O indivíduo mudou, possui comportamentos diferentes daqueles no qual o horário nobre foi estabelecido há mais de 40 anos. A família brasileira não se comporta mais frente à televisão do mesmo modo e esse formato telenovela, telejornal, telenovela, pode estar saturado, pois a diversidade de plataformas de distribuição de conteúdo audiovisual é maior. Foi-se o tempo em que não teríamos outra coisa pra ver (e de qualidade, diga-se da passagem) e éramos obrigados a ver aquilo que nos era programado. Hoje, Netflix, YouTube, TV paga e games, também estão “roubando” a audiência no horário nobre. Hoje, a possibilidade de personalização do consumo audiovisual é muito grande e isso é o maior desafio para uma TV aberta.

– E, por fim, certamente, a qualidade técnica da telenovela da Record serviu de gancho para segurar os telespectadores que tiveram seus primeiros contatos com a trama motivados por estes ou outros fatores externos não abordados aqui.

O que temos claro é que as emissoras de televisão estão sendo desafiadas e não apenas a entregar um conteúdo de qualidade para consumo, mas entender essa audiência cada vez mais exigente e com novos hábitos e padrões. De qualquer forma, Os Dez Mandamentos já entrou para a história da emissora de Edir Macedo, pois até este momento, nenhuma telenovela da Record tinha conseguido vencer a concorrente. A verdade secreta é que nenhuma emissora tem sua posição assegurada no ranking de preferência da audiência, independente de sua história ou poder financeiro. A audiência está se comportando frente à TV da mesma forma que se comporta navegando na internet. Se a atenção dela não for captada logo no início; vamos para outro link, ou no caso, outro canal ou outra plataforma.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum