Primeiro dia do CELACOM 2010

O Celacom – Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação – comemora em 2010 os 60 anos de televisão no Brasil, a primeira da América do Sul e a segunda da América Latina. Durante todo este período a televisão veio se consagrando como maior veículo de comunicação do continente exercendo um papel preponderante em […]

O Celacom – Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação – comemora em 2010 os 60 anos de televisão no Brasil, a primeira da América do Sul e a segunda da América Latina. Durante todo este período a televisão veio se consagrando como maior veículo de comunicação do continente exercendo um papel preponderante em nossa sociedade. Por isso, o tema desta edição do CELACOM trata do processo de aculturação, mestiçagem e mundialização forjado pela televisão na América Latina

A abertura do Colóquio contou com presença de Adolfho José Melfi, Guilherme Canela, Márcio de Morais, Fernando Leça, André Barbosa, Silvia Fiuza e José Marques de Melo.

Em sua fala, Barbosa chamou a atenção para o momento especial pelo qual a televisão na América Latina está passando. “Um choque entre dois mundos: o pago e o gratuito”. A TV Digital Interativa, Internet banda larga e TV por assinatura, sem contar com o uso dos aparelhos de TV com DVD e games, estão desafiando a TV tradicional a encontrar novos modelos de negócios para continuar viável. O momento é delicado, e a mais perguntas que respostas, por isso a importância de um evento como este.

André Barbosa, atualmente exerce função de Assessor especial do Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Auditório do Memorial da América Latina

Professor Dr. José Marques de Melo – Diretor-Presidente da Cátedra Unesco, entidade organizadora do evento.

Publicidade

O CELACOM 2010 continua nos dias 18 e 19 de maio com cobertura pelo Blog. Algumas palestras estão sendo transmitidas ao vivo. Acompanhe.

Avatar de Francisco Machado Filho

Francisco Machado Filho

Francisco Filho é professor Dr. da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru-SP no curso de Jornalismo. Possui graduação em Radio e TV pela FAESA/ES, Mestrado em Mida e Cultura pela UNIMAR/SP e Doutorado em Comunicação Social pela UMESP/SP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão digital, atuando principalmente nos seguintes temas: TV Digital, Mídias Digitais e internet e modelo de negócios para TV aberta.