Convergência Midiatica

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de outubro de 2010, 20h46

Projeto de lei nos EUA acirra competição pelo espectro

Texto publicado em: Tela Viva News

Um projeto de lei proposto pelos senadores John Kerry (democrata) e Olympia Snowe (republicana) está preocupando os radiodifusores dos EUA e explicitando uma das grandes batalhas dos próximos anos: a luta pelo espectro de frequências.

Proposto em julho deste ano,o projeto foi criado para determinar a medição do uso de frequências no país, bem como a análise do uso eficiente do espectro em cada localidade, com o objetivo de otimizar seu uso.

Mas as emissoras estão vendo a nova lei como uma ação para transferir frequências hoje destinadas à radiodifusão para empresas de telecomunicações, para a implantação de banda larga wireless. A lei prevê o compartilhamento e a realocação de espectro que não esteja sendo utilizado de forma ideal. Também em julho, o presidente Barack Obama determinou à FCC que realocasse 120 MHz do espectro da televisão para uso no plano nacional de banda larga norte-americano, ação que seria facilitada pela nova lei.

Na apresentação do projeto, em seu site, o senador Kerry diz que o projeto “requer maior colaboração entre a FCC e a NTIA (National Telecommunications and Information Administration) na gestão do espectro, implantação de programas de compartilhamento e reuso de frequências, bem como incentivos de mercado para promover o uso eficiente”.

Além disso, a lei também estabelece uma taxa pelo uso do espectro (além da taxa pela concessão da licença de radiodifusão e das licenças de telecomunicações, já existentes), baseada em “valores justos de mercado”.

No Brasil, a discussão ainda não atingiu temperaturas tão altas, mas em agosto, no congresso da Set, já houve manifestação das emissoras em relação ao possível uso para a banda larga das frequências a serem liberadas em 2010, após a transição final da TV digital. Aqui, como lá, a briga por este bem escasso deve esquentar na medida em que faixas sejam liberadas e aumente o gargalo das teles, com a explosão da demanda por dados nas redes móveis. André Mermelstein.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags