SET 2010 – Os desafios da convergência

Escrito en BLOGS el
Começou nesta terça-feira, 27, a 23ª edição do Congresso Brasileiro de Tecnologia de Televisão, realizado pela Sociedade de Engenharia de Televisão – SET – em São Paulo. Serão quatro dias de intensos debates sobre os rumos da TV Digital brasileira. O tema do congresso deste ano são os cenários tecnológicos dos meios de comunicação e entretenimento, leia-se: convergência digital e televisão 3D.

Estes são temas que estão forçando, principalmente às emissoras de televisão aberta, rever planejamento e estratégias para tentar se adequar às novas demandas da audiência. O que for decidido agora, com certeza definirá a viabilidade econômica de muitas empresas de comunicação. Palestras como “Convergência ou Divergência”, que será proferida por Fernando Bitencourt, da TV Globo e o painel “Os novos televisores conectados: Ameaça ou Oportunidade”, por José Amaral, TV Record, dentre vários outros, demonstram que as emissoras de televisão estão atentas as transformações que as tecnologias digitais estão possibilitando aos espectadores.

Além destes temas, o Ginga também deverá gerar grandes debates. O software que permite a interatividade na TV Digital ainda apresenta algumas questões que tem atraído a atenção de produtores e Governo Federal, na implantação para que a interatividade na TVD no Brasil possa ser implantada de vez.

Presente ao evento, o professor Luiz Fernando, da PUC-Rio, um dos principais nomes no desenvolvimento do Ginga, declarou sua preocupação com a produção de equipamentos e aplicativos fora do padrão técnico estabelecido pelas normas da ABNT e do Fórum TVD no Brasil. Apontou como principal problema a falta de mais empresas no desenvolvimento do set-top-box o que gera falta de concorrência, o que não é bom para ninguém, principalmente o consumidor. Além disso, afirma a necessidade da convergência entre todas as plataformas de distribuição de conteúdo audiovisual como forma popularizar a TV Digital e a interatividade (veja vídeo ao lado).

Paralelo ao congresso acontece a 19ª Feira Internacional de Tecnologia em Equipamentos e Serviços para Engenharia de Televisão, Radiodifusão e Telecomunicações, a Broadcast & Cable 2010. A feira, que é a maior na América Latina, apresenta para o púbico os mais recentes lançamentos de produtos de produção, distribuição e consumo do mercado audiovisual. A participação na feira é gratuita.

 Aplicações interativas na TV Digital no SBT


Equipamentos de recepção móvel no Padrão ISBTVD


Set-top-box para recepção do sinal Digital