Convergência Midiatica

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de julho de 2010, 21h00

TV Digital: Julgamento do STF fica para segundo semestre

Texto publicado em: Convergência Digital – Portal UOL

Convergência Digital – 29/06/2010

O governo, até aqui, vai vencendo a briga pela legalidade das regras da TV Digital no país. Ao não julgar a ação direta de inconstitucionalidade movida pelo PSOL, o Supremo Tribunal Federal, na prática, legitima o processo de implantação da nova tecnologia uma vez que com a gradativa adesão das retransmissoras a situação vai se tornando irreversível.

A ação já entrou três vezes na pauta do plenário, mas os ministros sequer começaram a analisar o caso. Ele também não consta da lista de julgamentos previstos para esta semana, a última antes do recesso do Judiciário. É o cenário ideal para o governo. Afinal, como já foi admitido ao Convergência Digital por representantes do Ministério das Comunicações, à medida que as emissoras vão se adaptando, o Supremo tende a manter tudo como está.

Na Adin, apresentada pelo PSOL em 2007, o partido sustenta que a migração do padrão analógico para o digital envolveu novas concessões de espectro, o que deveria ser objeto de avaliação do Congresso Nacional. Também entende que o governo deveria ter aproveitado a oportunidade para ampliar o número de emissoras, de forma a fugir do “oligopólio” visto pelo partido no quadro atual da radiodifusão.

Isso porque no processo de implantação da TV Digital no país, o Ministério das Comunicações concedeu novas frequências de 6 MHz – além das já em uso – para as emissoras abertas manterem a transmissão do sinal analógico enquanto fazem a transição, prevista para durar 10 anos, para o sinal digital.

A ação foi reforçada por um parecer da Procuradoria Geral da República com o mesmo entendimento sobre a necessidade de participação do Congresso, em respeito ao que prevê a Constituição Federal, além de considerar que a TV Digital constitui um novo serviço – e por isso sujeita a um novo procedimento de concessão de outorgas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags