sábado, 19 set 2020
Publicidade

TV Digital: padrão brasileiro chega a 11 países

Texto publicado em: Planet Tech

Por Ricardo Marques

Ontem foi a vez da Bolívia confirmar a adoção do padrão nipo-brasileiro de TV Digital, internacionalmente chamado de ISDB-Tb, mas que por aqui atende pelo simpático nome de SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital). A notícia foi confirmada pela agência boliviana de informação e você pode ler clicando aqui. Com isso, a Bolívia passa a ser o décimo primeiro país a escolher o padrão nipo-brasileiro, que também já foi definido como padrão digital por Filipinas, Peru, Argentina, Chile, Venezuela, Equador, Costa Rica, Paraguai e o Japão, que o desenvolveu.

Ainda na América do Sul, o Uruguai que havia optado pelo padrão europeu DVB, sinaliza em rever essa escolha já que ele, ao lado da Colômbia, Guianas e Suriname, são os únicos países as América do Sul que optaram por um padrão diferente do brasileiro.

Já na África, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Angola sinalizam escolher o ISDB-Tb.

Avatar
Francisco Machado Filho
Francisco Filho é professor Dr. da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru-SP no curso de Jornalismo. Possui graduação em Radio e TV pela FAESA/ES, Mestrado em Mida e Cultura pela UNIMAR/SP e Doutorado em Comunicação Social pela UMESP/SP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão digital, atuando principalmente nos seguintes temas: TV Digital, Mídias Digitais e internet e modelo de negócios para TV aberta.