YouTube libera interface beta para TVs

Escrito en BLOGS el
Por IDG News Service
Publicada em 08 de julho de 2010 às 13h17
Atualizada em 08 de julho de 2010 às 13h23

Novidade parece ser destinada a complementar a primeira geração dos aparelhos Google TV.

O YouTube divulgou, em versão beta, uma nova opção de interface para o usuário, apelidada de "Leanback".

Segundo especulações, a nova ferramenta será destinada a complementar a primeira geração dos aparelhos Google TV, já que consegue superar o chamado "problema dos 3 metros", no qual interfaces que são altamente eficazes em pequenas distâncias tornam-se inutilizáveis com um controle remoto quando o usuário está mais afastado.

Para combater isso, aplicativos como o Boxee e o Windows Media Center usam um menu simplificado para navegação, com ícones grandes e tipografia.

"Assim como o próprio nome indica, o Leanback foi feito para deixar você sentar, relaxar e se divertir. Assistir o YouTube se tornará tão fácil quanto assistir à TV", informou o Gerente Senior de Produto, Kuan Yong, em um post no blog do YouTube.
O projeto dá um passo além do que os outros media players projetavam. A nova interface utiliza o fluxo de vídeos gerado por usuários a partir de preferências e histórico de visualização, assim como conexões com amigos e integração com o Facebook, para criar uma lista personalizada de vídeos.


"Os vídeos, adaptados ao interesse do usuário, serão executados assim que o site for visitado. A imagem será exibida em fullscreen, em alta definição, e de forma contínua. Não há necessidade de clicar, pesquisar ou navegar, a menos que o usuário queira, é claro", declarou Yong.

A navegação usa, exclusivamente, o teclado. As setas da esquerda e da direita são usadas para saltar para a frente e para trás pelos vídeos disponíveis; pressionando para cima, o usuário pode pausar, retroceder e avançar um vídeo; pressionando para baixo, o site traz uma lista de categorias, permitindo assistir aos vídeos mais populares e aos mais bem classificados.

O recurso ainda está em beta, mas já pode ser acessado em: www.youtube.com/leanback.

Veja um vídeo de apresentação do recurso: