Zona Verde

Escrito en BLOGS el
Para aqueles que gostaram tanto de Guerra ao Terror (filme ganhador do Oscar de melhor filme com menor bilheteria na história do cinema), faço um convite: assistam Zona Verde, filme com Matt Damon, também sobre a invasão americana ao Iraque. Só que desta vez, a verdade foi contada e não mascarada como em Guerra ao Terror.

O filme se passa em 2003, onde o subtenente do exército americano Roy Miller (Matt Damon) e sua equipe são designados para achar armas de destruição em massa supostamente guardadas no deserto do Iraque. Mas, como não encontraram nada, o subtenente começa a perceber a farsa que foi montada para justificar a invasão e controlar o Iraque e, de passagem, o petróleo. Tudo muito justificável para se manter o grande sistema econômico capitalista.

Era de se esperar que o filme não fizesse sucesso por lá. Custou R$ 177 milhões e só rendeu R$ 58,41 milhões nos cinemas americanos. Mas, diga lá, quem é que gosta da verdade jogada na cara, os culpados nunca gostam. Mas, como tem acontecido à outras produções, é provável que o DVD salve o filme juntamente com a bilheteria mundial.

Você pode até dizer que já sabia disto tudo, mas ver um filme estampar a mentira que é essa guerra ao terror e a hipocrisia do governo Bush é bom demais. Esse merecia o Oscar.