Carta para Francisco ou como quebrar o silêncio dos homens

Para que você possa desenvolver sua masculinidade de forma livre, e não como uma cultura violenta quer impor a nós, homens

(Foto: Pexels)
Escrito en BLOGS el

Desde que você chegou, a vida também fez com que o papai renascesse. Não só como pai, mas como homem.
??????
Pouco antes de você vir ao mundo, morreu em mim algo que trazia como referência do vovô e que ele trouxe do biso: trabalho pra mim era cumprir uma jornada fora de casa.
??????????
Mas as modernidades e a vida conduziram-me ao chamado home office - no escritório logo ali, na edícula da nossa casa.
??????
Com isso, algo ancestral ganhou um novo olhar. E criou algo novo na sua consciência, vendo o papai dividir com a #mamãe (a #vovó e a tia Lu, que nos dão "aquela força") os afazeres de casa.
??????
Pra você, é comum um homem #cuidar, dar banho, trocar, #cozinhar, lavar louça. E é esse papai que você constrói como referência de pai.
??????
Dia desses, depois da jornada na edícula, te encontrei no quarto. Você me pediu para brincar. Pegou as bonequinhas fofoletes e me deu uma delas: "filha, papai, filha". E começamos, somente nós dois, a brincar de boneca.
????
Fiquei observando a beleza do que está se construindo em você, carinha, ao me dar uma "filha" para cuidar e você cuidar da sua.
????
Fizemos "papá", levamos à escola, uma sonequinha da tarde e um convite: "Xec igo" (Sesc, amigo).
??????
Eu te olhei e sorri. Uma lágrima escorreu pela beleza em podermos buscar um outro caminho. Pra mim e pra você, filho.
??????
Pra que você possa desenvolver sua masculinidade de forma livre, bonita, do jeito que é - e não como milênios de uma cultura violenta, machista, misógina e patriarcal querem impor a nós, homens.
??????
Gratidão pela oportunidade que dá a toda nossa ancestralidade, de curar essas feridas. Por me fazer renascer como homem. E por renovar em mim a fé de que algo muito especial está acontecendo em nosso planeta.
??????
Que esse seu olhar, ainda em construção, faça eco no coração dos milhões de homens feridos que ainda aceitam essa brutalidade em silêncio.