Dadoscope

dados abertos, dashboards, machine learning e um pouco de criatividade

14 de julho de 2019, 14h50

#VazaJato no Twitter: os influenciadores

Mostramos quais são os influenciadores dos debates da #VazaJato no twitter, como esses influenciadores atuam sobre dois diferentes grupos e o que se revela dessa atuação para o campo mais amplo das disputas comunicacionais da política

Foto: Wikipedia

Figura 1: Os vinte maiores considerado as duas hastags

A Figura 1 traz uma imagem um tanto desafiadora ao senso comum quando se pensa numa disputa tão acirrada. No eixo horizontal estão os 20 influenciadores que mais aparecem no total de tuítes, independentemente dos grupos. As barras em cor azul representam o volume de menções a esses influenciadores em comentários com a hashtag “#MoroCriminoso” e as barras em vermelho com a hashtag “#EuToComMoro”. Curiosamente, observa-se que os vinte influenciadores mais citados estão presentes nos dois grupos, sendo que os quatro principais influenciadores jairbolsonaro, SF_Moro, greenwald e deltanmd estão nas mesmas posições e com aproximadamente os mesmos números de menções em ambos os grupos. Se analisarmos os vinte principais influenciadores para cada grupo separadamente, perceberemos que o quadro não muda muito. Vejamos as figuras 2 e 3.

Figura 2: Os vinte maiores de #eutocomomoro

Figura 3: Os vinte maiores de #morocriminoso

Count

A Figura 4 dá pistas para explicação do aparente paradoxo. A partir da análise de algumas amostras da base de tuítes, assumimos que retuítes significam apoio, concordância com a ideia inicialmente tuitada, enquanto que respostas e citações têm sinais contrários de acordo com o grupo que se analisa. Dessa forma respostas e citações para SF_Moro (ex-juiz Sérgio Moro) no grupo #EuToComMoro são reforços positivos, enquanto no grupo #MoroCriminoso são reforços negativos. Dito isso, percebe-se que há bem poucos retuítes, enquanto que os números de citações e respostas são aproximados, com alguma vantagem das citações. Vendo com mais detalhe, Jair Bolsonaro (jairbolsonaro), o usuário mais mencionado, não tem retuíte em nenhum dos campos. Glenn Greenwald (ggreenwald) destaca-se nos retuítes: é o mais retuitado na amostra total, com amplo contraste entre os dois grupos. Por outro lado, o ex-presidente Lula (LulaOficial) é mais citado do lado que supostamente seria seu adversário, mas sem ocorrência de retuíte. Admitindo o retuíte como a menção que majoritariamente é mais positiva ao influenciador, vale analisar somente esse grupo. A Figura 5 traz essa análise.

count


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum