DIÁRIO DA CHINA

Dada a largada para a minha aventura na China

Nesta quinta-feira (28) encerro o período de quarentena e nesta sexta-feira (29) embarco rumo a Beijing, capital chinesa

Créditos: Wikimedia Commons - Vista de Beijing, capital chinesa.
Escrito en BLOGS el

Esta quinta-feira (28) é meu último dia de quarentena em Chengdu. Às 17h desta sexta-feira (29) eu embarco para a capital chinesa, Beijing, onde chegarei às 20h15. Estou com frio na barriga, pois finalmente vou começar, de verdade, a minha aventura em solo chinês. 

Nesta quinta eu fiquei bastante curiosa com a visita à Grande Muralha da China feita pelos meus colegas jornalistas latino-americanos, que participam comigo do programa oferecido pelo Centro de Comunicação da Imprensa Internacional da China (CIPCC), vinculado à Associação Chinesa de Diplomacia Pública.

Quando chegar a Beijing eu irei para um complexo onde está o apartamento de um quarto que ocuparei durante minha estadia chinesa. Não vejo a hora de conhecer o meu cantinho. Por lá tem vários serviços como salão de beleza e supermercado. Já estou contando as horas para ir às compras de comida e conseguir um café para tomar pela manhã. E uma cervejinha para celebrar essa nova etapa. Fim do detox de frutas e água que vivenciei nesses dias de isolamento.

Eu nunca imaginei que um dia viria à China, um país que me desperta curiosidade e encanto. No Brasil, costumamos nos referir ao gigante asiático como 'o outro lado do mundo'. Minha fascinação pelo país ocorre, sobretudo, por adotar um regime socialista com características chinesas que é repleto de realizações impressionantes, como a eliminação da extrema pobreza, e também de contradições, como o crescente número de milionários.

Em Beijing, ou Pequim, como chamamos no Brasil, terei a oportunidade de conferir um vislumbre do passado de uma nação milenar e do presente de um dos centros de poder do mundo. Verei de perto a rica história de uma cultura multiétnica e poderei sentir a potência de uma das áreas de desenvolvimento mais rápido do mundo.

A capital chinesa tem muito a oferecer em cultura, arte, natureza, entretenimento e vida noturna, além de gastronomia e compras. Tenho uma lista enorme de museus e pontos turísticos - como a Grande Muralha da China - que tenho interesse em visitar. Mas ainda preciso me informar sobre como será a minha rotina. Afinal, eu não estou aqui para fazer turismo, e sim para trabalhar. Na medida do possível tentarei conciliar tarefas e lazer.

Compras é uma atividade que tem me tirado o sono. Minha mala com todos os meus calçados e bolsas foi trocada e a companhia aérea até o momento não a localizou. Diante desse incidente, tenho apenas um par de tênis comigo e preciso de um calçado mais formal para cumprir algumas agendas. Estou bastante ansiosa, pois eu sou muito exigente com o que calço. Primeiro porque tenho uma prótese no quadril e não posso colocar qualquer tipo de sapato. Segundo, porque sou uma ativista de moda e não compro itens ao acaso. Será uma aventura e compartilharei todos os detalhes com vocês. 

O próximo Diário da China já será escrito em Beijing. Trarei um monte de novidades.

Até amanhã!