DIÁRIO DA CHINA

Estou na China, mas meu coração está no Brasil

Acompanho aqui do outro lado do mundo o histórico evento em defesa da democracia no meu país; em solo chinês, confraternizo com meus colegas latinos e caribenhos

Créditos: Acervo pessoal - Ensaio para apresentação de latinos e caribenhos na cerimônia de abertura do programa na China
Escrito en BLOGS el

Neste 11 de agosto de 2022, em um fuso que me coloca onze horas à frente do horário do meu país, acompanhei emocionada a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. Enquanto escrevo esse diário, o evento ocorre na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo (SP), e em diversos atos pelo país afora.

Por aqui, hoje eu e o meu grupo de jornalistas de países da América Latina e do Caribe, ensaiamos a apresentação que faremos nesta sexta-feira (12), durante a cerimônia oficial de abertura do programa do qual participamos. 

Como ainda sou a única pessoa que fala português, o outro brasileiro ainda cumpre quarentena, vou fazer a leitura de um trecho do poema 'A grande alegria", do chileno Pablo Neruda, com a colega do México. 

Minha parte eu lerei na minha língua natal. Felizmente encontrei uma versão traduzida da poesia. A princípio fiquei apreensiva de ter que fazer a tradução. Não tenho o direito de cometer uma atrocidade contra o poema desse grande escritor. Achei uma versão chancelada dos versos dele e agora está tudo certo.

O ensaio foi a oportunidade de conhecer meus outros colegas latinos e caribenhos. Muito divertido. São três idiomas simultâneos, eu no português, dois jornalistas da Guiana no inglês e todos os outros em espanhol.

Mudando de assunto, fui comunicada hoje pela Latam de que a minha bagagem está em Seoul. Eu não sei se rio ou se choro desse filme de terror. Quem sabe até o fim do programa eu consigo, enfim, ter de volta a minha mala.

Nesta sexta-feira (12), é dia da minha participação no Fórum Café, com o Mauro Lopes. A partir das 9h30, horário do Brasil. Aguardo você.

Até amanhã