DIÁRIO DA CHINA

A hospitalidade chinesa e a habilidade do país em promover a integração entre os povos

A festa de abertura do programa do qual participo no gigante asiático foi uma mostra da disposição da China em mostrar sua verdadeira face ao mundo

Créditos: Acervo pessoal - Grupo de jornalistas de vários países que participam do intercâmbio na China
Escrito en BLOGS el

Hoje participei da cerimônia de abertura do programa do Centro de Comunicação da Imprensa Internacional da China (CIPPC, na sigla em inglês), vinculado à Associação Chinesa de Diplomacia Pública, do qual participarei ao longo deste semestre aqui na China.

O local escolhido para as boas-vindas oficiais dos participantes do intercâmbio é cheio de simbolismo: o Diaoyutai State Guesthouse. O complexo diplomático fica no distrito de Haidian, em Beijing, e é onde a liderança do estado chinês oferece recepções a dignitários estrangeiros. O lugar é belíssimo, enorme e inclui várias vilas e jardins. É mencionado como um dos Dez Grandes Edifícios, uma lista de monumentos construídos em 1959 para o 10º aniversário da República Popular da China.

No salão destinado à confraternização, uma verdadeira Torre de Babel, com pessoas falando em diversos idiomas, muitas com trajes típicos de seus países. Uma festa multinacional, com jornalistas de países da América Latina e Caribe, África, Ásia e Europa oriental, representantes de nações do Sul global e em desenvolvimento. Cada um dos grupos - formados a partir da localização geográfica - fez uma apresentação cultural: música, poesia, dança e muita alegria. 

Um dos pontos altos foi o discurso poderoso de Hua Chunying, uma das porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores da China. Ela compartilhou a experiência pessoal na caminhada chinesa rumo ao desenvolvimento. Contou o quanto o país mudou desde a época dos pais até a atualidade, com melhorias significativas na qualidade de vida do povo chinês.

Hua deixou à mostra o seu orgulho nacional, a confiança no trabalho do Partido Comunista da China (PCCh), a admiração pela liderança de Xi Jinping e os desafios do país frente à disseminação de desinformação e mentiras pela mídia hegemônica estadunidense. Destacou a importância do programa, que tem o objetivo de promover intercâmbio com outros países em desenvolvimento como a China para avançar no esclarecimento sobre a verdadeira face do gigante asiático.

Simpática, acessível e sorridente ela circulou entre os grupos, tirou fotos e fez elogios a todos e todas pelas apresentações culturais. Aos jornalistas latinos e caribenhos, pediu para que aproveitássemos as belezas da China e que não fossemos embora antes de nos encontrar com ela novamente. Uma mostra generosa da hospitalidade chinesa.

Até domingo!

PS.: Sábado é a minha folga e viverei mais um capítulo da novela da busca da mala perdida. Diz a Latam que minha bagagem desembarcará em Beijing neste sábado. Só acredito vendo.