Humberto Adami: Racismo de Monteiro Lobato no STF: Ministro Fux pede informações a Dilma, Mercadante e CEN

Escrito en BLOGS el

Racismo de Monteiro Lobato no STF: Ministro Fux pede informações a Dilma, Mercadante e CEN

por HUMBERTO ADAMI, em seu blog

08/02/2012

Monteiro Lobato

Na data de hoje, 08.02.2012,  foram expedidos ofícios em atendimento ao despacho do Ministro Luiz Fux, solicitando informações à Presidente da República, Dilma Roussef; ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do CNE - Conselho Nacional de Educação, com vistas ao Mandado de Segurança 30952, impetrado por IARA Instituto de Advocacia Racial e Ambiental, e Antonio Gomes da Costa Neto, em face do livro " Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, e a proibição inserta no PNBE - Programa Nacional Biblioteca na Escola.  O PNBE proíbe o financiamento de livros didáticos de contenham preconceito ou díscriminação e foi descumprido na gestão do ex-ministro Fernando Haddad.

LUIZ FUX, determinou, em 02/02/2012: 'Notifiquem-se as autoridades impetradas para prestar informações no prazo decendial, na forma do art. 7º, I, da Lei nº 12.016/09. Dê-se ciência à Advocacia- Geral da União para, querendo, ingressar no feito, nos termos do art. 7º, II, do mesmo diploma legal. Com a vinda das informações, será apreciado o pedido de liminar.'

A Presidente Dilma será intimada, assim como demais autoridades impetradas. 

A Ouvidoria da SEPPIR funciona como litisconsorte passiva, uma vez que iniciou o processo, bem como recorreu das decisões do Conselho Nacional de Educação, por determinação da Ministra Luiza Bairros, da SEPPIR, por não se adequarem à legislação. 

O professor Antonio Gomes da Costa Neto, vem cumprindo papel histórico ao denunciar de fato, o racismo do livro de Monteiro Lobato, que o Movimento Negro brasileiro, reclama e resmunga, pelos cantos e teses acadêmicas, há décadas, como demonstrado recentemente por Ana Maria Gonçalves. É vital que se reconheça tais iniciativas como herdeiras do trabalho de Luiz Gama, dentre outros, na História do Brasil.

A decisão do Ministro FUX significa equílibrio, tranquilidade, seriedade, ausência de açodamento, para decidir uma questão complexa, cuja liminar será apreciada após a apresentação das informações pelas autoridades impetradas, inclusive a Presidente da República, e representa uma vitória no difícil caminho de fazer cumprir as leis contra o racismo. É difícil chegar às barras do STF, com tais temas, e devemos comemorar. Várias entidades do movimento negro preparam-se para somar no polo ativo do mandado de segurança, e devem faze-lo no prazo das informações solicitadas (dez dias). A observação é importante pois, não raro, tal cuidado não é observado, e acarreta vexames. Ver aqui.

O despacho do Ministro FUX aponta ainda, para a efetivação do Estatuto da Igualdade Racial,  Lei 12.288/2010 (até hoje sem regulamentação, mas em vigor), bem como para as Leis 10.639 e 11.645, Leis de História da Africa e Cultura Afro-brasileira, que na verdade são alterações da LDB Lei de Diretrizes e Base da Educação ( Lei 9394), todas desrespeitadas pela decisão do  CNE e sua homologação pelo ex-ministro Haddad.

O despacho de Fux tem o condão de afastar as tentativas de tumulto eleitoral de partidários da campanha de Fernando Haddad, e veículos de mídia disfarçadamente ligados a partidos políticos que ameaçaram publicamente o subscritor, um dos advogados dos Impetrantes, fato imediatamente comunicado ao Ministro Relator, e amplamente denunciado no Blog de Humberto Adami. Ver aqui. Não se descarta medida de âmbito penal, fiscal, de improbidade administrativa, ou reparação de dano moral.

Leia também: Eugenia Renovada: e se tia Anastácia fosse judia? Heloisa Pires: Ziraldo e Lobato no desenho do racismo à brasileira Desrespeito é não se colocar no lugar das crianças negras matriculadas no ensino público E séculos depois a Folha ouve o CNE Por um Estado que proteja as crianças negras do apedrejamento moral no cotidiano escolar Nota do CNE sobre a polêmica em torno do parecer da professora Nilma Lino Gomes Quando Zé Dirceus, Nunes, Aldos e meu amigo falam a mesma língua Quando as negras são transformadas em tia Nastácias… Idelber Avelar: CNE, a nova vítima da fábrica de falsas polêmicas Eliane Cavalleiro: Muitos admiram Monteiro Lobato, eu admiro Luiz Gama Eu apoio o parecer 15/2010 do Conselho Nacional de Educação! Aos companheiros do PCdoB: o Aldo acha luta contra racismo pataquada e vocês? Carta Aberta a Fernando Haddad, ministro da Educação A polêmica em torno do parecer do CNE e o livro Caçadas de Pedrinho

___________ Publicidade