Nota da UFPE sobre a morte do estudante Raimundo Matias Dantas Neto

Escrito en BLOGS el

Este blog está exaurido de denunciar assassinatos de jovens negros, de homossexuais, de mulheres. Quando o Brasil vai realmente encarar de frente a doença do racismo, da homofobia e do machismo e combatê-la?

Os requintes de crueldade que envolvem a morte deste jovem universitário da Universidade Federal de Pernambuco é pra nos encher de vergonha e nos indignar e nos deslocar e nos tirar da naturalização deste racismo medonho que ceifa a vida de jovens negros. Raimundo Matias Dantas Neto era estudante de Ciências Sociais  foi encontrado morto em circunstâncias estranhíssimas, parte de seus dreads foram arrancados. De acordo com informações de uma amiga jornalista de Recife o IML não permitiu que a família visse o corpo e deu como laudo da morte: asfixia.

Do Que Cazzo é esse

Morte de Raimundo Matias Dantas Neto SEGUNDA-FEIRA, 7 DE JANEIRO DE 2013

O Departamento de Ciências Sociais e o Curso de Ciências Sociais da UFPE, apoiados por vários Programas de Pós-Graduação e Cursos que compõem o Centro de Filosofia e Ciências Humanas desta Universidade, tentaram publicar nos principais Jornais do Estado de Pernambuco a nota abaixo. Um destes jornais chegou a cobrar de nossa Chefe de Departamento a soma de R$ 6.000,00 pela oportunidade de publicar o pequeno texto em sua íntegra... Pedimos, encarecidamente, aos leitores deste blog que divulguem a nota em suas redes, já que se trata de um fato e uma questão que nos dizem respeito como cidadãos.

Mais informações sobre a morte de Raimundo Matias:

* No Diário de Pernambuco

* No Acerto de Contas

Nota O Departamento de Sociologia e a Coordenação do Curso de Ciências Sociais da UFPE, diante da trágica morte do estudante do Curso de Ciências Sociais Raimundo Matias Dantas Neto, encontrado morto na madrugada do último dia 04, em circunstâncias ainda não esclarecidas e que dão margem à suspeita de que não teria sido uma morte acidental por afogamento, vêm de público reivindicar das autoridades responsáveis pela investigação em curso uma apuração rigorosa das condições que provocaram seu trágico desaparecimento. Esta nota vem juntar-se às manifestações do corpo discente no sentido de um esclarecimento cabal dessas condições, de modo que à dor de sua perda tão sentida por seus colegas e familiares, a quem prestamos solidariedade, não venha somar-se o sofrimento, para o qual não há luto, de qualquer dúvida sobre as circunstâncias de sua morte. Recife, 07 de janeiro de 2013.

Maria da Conceição Lafayette de Almeida - Chefe do Departamento de Sociologia Eliane Maria Monteiro da Fonte - Coordenadora do Curso de Ciências Sociais

Também Subscrevem essa nota:

José Luiz Ratton – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Lady Selma Albernaz - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Patrícia Pinheiro de Melo – Chefe do Departamento de História Maria do Socorro Abreu de Andrade Lima - Coordenadora do Curso de História Gabriela Tarouco – Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política Daniel Rodrigues – Diretor do Centro de Educação Ana Cristina Fernandes – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia Cláudio Ubiratan Gonçalves – Chefe do Departamento de Geografia Fernanda Torres – Coordenadora da Graduação em Geografia