Prefeitura de Sampa lança mapa interativo que permite o intercâmbio entre a administração municipal e a sociedade

Escrito en BLOGS el

Já havia o infolocal, onde o usuário pode obter inúmeras informações públicas da cidade de São Paulo como escolas, níveis de ensino ofertados etc. Agora a PMSP acaba de lançar o mapa interativo que espera contar com a participação popular para gestão urbana. Para contribuir, clique aqui.

Prefeitura disponibiliza mapa interativo para a participação popular

Cidadãos podem registrar problemas e sugestões para a cidade no mapa interativo do site Gestão Urbana SP. Canal permite o intercâmbio entre a administração municipal e a sociedade

Imagem do postOs cidadãos de São Paulo têm mais um canal para propor soluções e registrar problemas da cidade: Trata-se do mapeamento colaborativo, ferramenta do site Gestão Urbana SP, página da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano que integra o processo de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE). A iniciativa é um dos canais criados pela Prefeitura para o intercâmbio entre a administração municipal e a sociedade civil.

Até esta sexta-feira (5), 573 contribuições foram enviadas para a plataforma digital, sendo 284 pelo mapa interativo e 289 via formulário. Dentro do site, o usuário pode ler as sugestões enviadas pelos outros internautas, divididas por bairro, de acordo com o tema e data de postagem.

No último dia 21, por exemplo, um morador da Zona Norte enviou sugestão de novos espaços para a prática de esporte e lazer no bairro São João, no Jaçanã. “Esta região é muito carente. Não existe um local público para as práticas esportivas, para a diversão”, pediu. Participação Ao longo do primeiro semestre, dezenas de audiências públicas de caráter consultivo foram organizadas para a participação popular nos projetos da Prefeitura - elaboração da versão final do Programa de Metas 2013-2016 e revisão do Plano Diretor Estratégico. A intenção dos encontros é entender as demandas da população para a cidade. Foi criado, ainda, o Conselho da Cidade, órgão que reúne representantes de diversos setores da sociedade. Plano Diretor Estratégico Aprovado em 2002, o PDE é o principal instrumento para organizar o planejamento urbano dos espaços da cidade. O documento traz, por exemplo, regras sobre como construir nos terrenos, como fazer grandes construções e garantir a preservação do meio ambiente. Na primeira etapa de revisão do plano, realizada entre abril e junho, foram promovidas dez avaliações temáticas para discutir os seguintes temas: uso e ocupação do solo; instrumentos de política urbana; habitação; meio ambiente; mobilidade urbana; e os investimentos prioritários, planos regionais e planos de bairro. Participaram desta fase 1.804 pessoas, que contribuíram com 1.847 sugestões. Atualmente, o programa de revisão do PDE está em sua segunda etapa, que consiste na realização de oficinas públicas para o levantamento de propostas e contribuições nas regiões das 31 subprefeituras da cidade. Programa de Metas Mais de 9 mil sugestões enviadas pela população foram recebidas para a elaboração da versão final do Programa de Metas, que tem como objetivo estabelecer os principais compromissos da gestão atual com a construção e a melhoria de equipamentos e serviços públicos nos próximos quatro anos. Durante o mês de abril, foram realizadas 35 audiências públicas para a discussão das 100 metas apresentadas em março pelo prefeito Fernando Haddad. No total, mais de 6 mil pessoas compareceram aos encontros e tiveram a oportunidade de conhecer as metas propostas para cada região, debater e sugerir a inclusão de ações que beneficiam a população. Conselho da Cidade Criado no dia 26 de março pelo prefeito Fernando Haddad, o Conselho da Cidade conta com 136 integrantes dos mais diversos segmentos da sociedade paulistana. Entidades representativas dos estudantes, organizações não-governamentais e da classe trabalhadora, como as centrais sindicais, compõem o Conselho, que além das reuniões ordinárias, conta com grupos de trabalho para debater temas relevantes da metrópole e apresentar propostas.