Brasileiro David Miranda, companheiro de Glenn Greenwald, jornalista que expôs programas secretos dos EUA de interceptação de dados, foi retido em Londres com base em lei antiterrorismo

Escrito en BLOGS el

Sugestão Marco Aurelio Neves que faz a seguinte questão: O que o governo brasileiro fará? Acompanhemos.

Companheiro de jornalista que revelou espionagem dos EUA é retido em aeroporto

The Guardian, Tradução Dom Rocha 18/08/2013

David Miranda, de 28 anos, foi retido durante nove horas em Heathrow, Londres, com base em uma lei antiterrorismo

O companheiro do jornalista estadunidense Glenn Greenwald — responsável por expor os programas secretos dos EUA de interceptação de dados vazados pelo ex-técnico da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden — foi retido neste domingo (18/08) por nove horas no aeroporto de Heathrow, em Londres. Com base em uma lei antiterrorismo, as autoridades britânicas pararam o brasileiro David Miranda, de 28 anos, durante uma escala. Ele ia de Berlim para o Rio de Janeiro, onde vive com Greenwald.

Greenwald (à direita) e o companheiro David Miranda, retido por nove horas no aeroporto de Heathrow, em Londres. Foto: Glenn Greenwald

De acordo com reportagem do Guardian, Miranda teve todos os equipamentos eletrônicos confiscados, dentre eles seu celular, câmera fotográfica e laptop. “Esse é um profundo ataque contra a liberdade de imprensa e o processo de coleta de notícias”, afirmou Greenwald ao Guardian, jornal para o qual trabalha. “Reter meu parceiro por nove horas, lhe negando um advogado, e então apreender boa parte de suas coisas, claramente pretende mandar uma mensagem de intimidação para aqueles que, como nós, estamos reportando sobre” espionagem, diz. “As ações do Reino Unido representam uma grande ameaça a jornalistas em qualquer parte” do mundo.

Ainda de acordo com o repórter norte-americano, que vive há oito anos no Brasil, o episódio não irá lhe intimidar. “A última coisa que irá é nos intimidar ou deter por fazer nosso trabalho como jornalistas. Pelo contrário: só vai nos encorajar a continuar denunciando de forma agressiva”, concluiu. Em maio, o Guardian publicou reportagem de Greenwald sobre a existência de uma ordem judicial secreta que permitia à NSA monitorar milhões de registros telefônicos nos EUA. A reportagem deu origem a toda a discussão sobre o monitoramento de comunicações pelos EUA.