Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

03 de setembro de 2013, 18h11

Chauí, Singer e Tucci Carneiro debatem conjuntura democrática atual Biblioteca Mário de Andrade

Palestras debatem conjuntura democrática atual: Democracia na História é tema de encontro na Biblioteca Mário de Andrade


Encontro foi idealizado a partir dos protestos realizados em junho por todo o Brasil

Por Gabriel Fabri, no site da  PMSP

28/08/2013

Os protestos de junho, que se alastraram por todo o país, produziram um abalo de proporções ainda incertas na conjuntura política do Brasil. Tendo em vista a grande importância social que essas manifestações adquiriram, a Biblioteca Mário de Andrade vem promovendo, às quintas-feiras, o projeto “Democracia na História”, ciclo de palestras que traz pensadores de peso para discutir temas históricos que se associam com profunda relevância ao momento atual.

No dia 5 ocorre a palestra “As Origens do Autoritarismo no Brasil a partir da Revolução de 30”, ministrada pela historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro.

No dia 12, o sociólogo André Singer fala sobre “A Democracia Brasileira e os Partidos Políticos” e traça um panorama histórico do papel dos partidos na construção e manutenção da democracia brasileira. Ele aborda também a impossibilidade de um regime democrático existir sem as formas de organização partidárias.

Dia 19, a filósofa Marilena Chaui aborda o tema “Democracias e Autoritarismos no Brasil Contemporâneo”. No encontro, ela discorre a respeito das manifestações e o que considera ser a essência do funcionamento da democracia: seus conflitos.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade – Auditório. Rua da Consolação, 94, Consolação, Centro. Tel. 3256-5270. Dias 5, 12 e 19. 5ª. Grátis.

Veja a programação completa:

AS ORIGENS DO AUTORITARISMO NO BRASIL A PARTIR DA REVOLUÇÃO DE 30
Com Maria Luiza Tucci Carneiro (historiadora, autora de obras como “Livros Proibidos, Ideias Malditas”, pelo Ateliê Editorial, 2000).
Sobre as origens do pensamento autoritário e intolerante no Brasil e o modo como essas concepções saíram do plano das ideias para se concretizar em políticas públicas.
| Dia 5, das 19h às 21h

A DEMOCRACIA BRASILEIRA E OS PARTIDOS POLÍTICOS
Com André Singer (sociólogo e autor de livros como “Esquerda e Direita no Eleitorado Brasileiro”, pela Edusp).
Sobre o papel que os partidos políticos tiveram na construção da democracia recente do país, o modo como eles a vêm conduzindo e o motivo pelo qual uma democracia não pode funcionar sem partidos.
| Dia 12, das 19h às 21h

DEMOCRACIAS E AUTORITARISMOS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Com Marilena Chauí (professora titular de filosofia política e história da filosofia moderna na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP).
Sobre a razão pela qual democracia não deve ser o regime da lei e da ordem, mas sim o regime no qual os conflitos são considerados o princípio do seu funcionamento.
| Dia 19, das 19h às 21h

Veja também:  Acuado, Dallagnol rebate sobre lucros com palestras: “Está tudo declarado em meu imposto de renda”

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum