Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Fórum Educação
26 de novembro de 2013, 11h44

Comemore debatendo na Alesp os 8 anos de existência da Afropress, Parabéns, Afropress, longa vida!

Mais um evento importantíssimo hoje na Alesp que juntamente com a Afropress, SOS, Racismo e Comissão da Verdade  em São Paulo, além de  comemorar 8 anos de existência da Afropress lançam a campanha: “Corra atrás do seu direitoem defesa dos negros perseguidos pela ditadura militar”. Campanha que orientará ativistas e militantes negros a se organizarem para ingressar com processos com base na Lei 10.559/2002, buscando a anistia e a reparação.

Prestigiem, compareçam, a partir das 17 horas na Alesp, os debates terão transmissão ao vivo também pelo site da Assembleia, TV-ALESP

Veja também:

Hoje na ALESP: Audiência pública sobre a resistências do movimento LGBT à Ditadura Militar

Comissão da Verdade de SP debate cumplicidade do empresariado com a Ditadura

Afropress celebra 8 anos e debate papel da Imprensa Negra

Da Redação da Afropress, via Face do deputado Adriano Diogo

25/11/2013

S. Paulo – Para celebrar os oito anos de atuação ininterrupta  a Afropress – a única agência de notícias on line com produção de conteúdo jornalístico focado na luta pela superação do racismo e em defesa dos direitos da população negra brasileira – promove nesta terça-feira, 26/11, a partir das 17h no auditório Paulo Kobayashi da Assembléia Legislativa de S. Paulo o seu I Encontro de Leitores.

O Encontro será aberto com mesa redonda sobre “A História da Imprensa Negra: desafios e perspectivas” com as presenças já confirmadas dos jornalistas, Oswaldo Faustino (ex-Estadão), Flávio Carrança (da Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial – Cojira/SP), Maurício Pestana (Revista Raça), Francisca Rodrigues (Afrobras), Juliana Gonçalves dos Santos (CEERT), Luiz Paulo Lima (Rede Kultafro) e Rosenildo Gomes Ferreira, editor assistente da Revista Isto É Dinheiro. O presidente do Sindicato dos Jornalistas de S. Paulo, José Augusto Camargo (Guto), já confirmou presença e também participará da mesa de abertura.

Flávio Carrança, da Cojira/SP destacou o trabalho da Afropress:  “A Afropress desenvolve um trabalho que é importantíssimo e é singular dentro dos veículos de comunicação construídos pela comunidade negra. Acho que o fato de chegar a oito anos e ter crescido e ter se consolidaddo é uma conquista de valor inegável”, afirmou.

Após a mesa redonda, haverá discussão sobre a linha editorial do veículo, com apresentação do editor e jornalista responsável, Dojival Vieira. Segundo o jornalista esta é a primeira vez que um veículo de comunicação alternativo se abre ao debate da sua própria linha editorial e realiza um Encontro de Leitores.

Transmissão pela Internet

O I Encontro – que será transmitido via Internet – tem o apoio da Comissão dos Direitos Humanos, do SOS Racismo, da Assembléia Legislativa e da Comissão da Verdade “Rubens Paiva”, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT). Para acompanhar basta acessar o sitewww.al.sp.gov.br, entrar no ícone da TV ALESP/Assista ao vivo e selecionar o auditório Paulo Kobayashi.

Ato solene

Além do debate também haverá homenagens aos jornalistas e profissionais de imprensa que, no seu trabalho no dia a dia, demonstram sintonia e sensibilidade com a causa da igualdade no Brasil. Também serão prestadas homenagens “in memoriam”para lembrar nomes de profissionais do jornalismo que tiveram papel destacado na luta pela igualdade e pela superação do racismo no Brasil.

Na parte final do encontro será lançada campanha em defesa dos negros que foram monitorados pelos órgãos de repressão. A campanha “Corra atrás do seu direito” pretende orientar ativistas que foram perseguidos no período da história recente do país a entrarem com ações com base na Lei 10.559/2002, que garante anistia e reparação a perseguidos políticos.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO I ENCONTRO DE LEITORES DA AFROPRESS

Mesa redonda sobre “A História da Imprensa Negra no Brasil: desafios e perspectivas”

Presenças confirmadas:

Oswaldo Faustino, escritor e jornalista (ex-Estadão)

José Augusto Camargo (Guto) – Presidente do Sindicato dos Jornalistas de S. Paulo

Maurício Pestana – Editor executivo da Revista Raça Brasil

Flávio Carrança – Jornalista da Comissão da Igualdade Racial de S. Paulo (Cojira/SP)

Luiz Paulo Lima – Fotógrafo da Kultafro

Juliana Gonçalves dos Santos – Comunicação do CEERT

Rosenildo Gomes Ferreira – Editor assistente da Revista Isto É Dinheiro

Francisca Rodrigues – Comunicação da Faculdade Zumbi dos Palmares/Afrobras

18h30 – Debate: “Linha editorial da Afropress”

Apresentação: jornalista responsável e editor Dojival Vieira

19h – Ato solene pelos 8 anos da Afropress – Agência Afroétnica de Notícias

Mesa:

Deputados:

Adriano Diogo – Presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão da Verdade “Rubens Paiva” da ALESP

Leci Brandão – Deputada estadual, integrante da Comissão de Educação e Cultura da ALESP.

Elisa Lucas Rodrigues – Coordenadora de Políticas para as Populações Negra e Indígena da Secretaria de Justiça de S. Paulo

19h30 – Lançamento da campanha “Corra atrás do seu direito – em defesa dos negros perseguidos pela ditadura militar”. Campanha que orientará ativistas e militantes negros a se organizarem para ingressar com processos com base na Lei 10.559/2002, buscando a anistia e a reparação

Apresentação:

Ana Paula Marchiori – Advogada de perseguidos políticos da ditadura

20h – Homenagens aos profissionais de comunicação comprometidos com a causa da igualdade no Brasil.

20h30 – Encerramento.

PromoçãoAfropress – SOS Racismo – Comissão da Verdade Rubens Paiva e Comissão de Direitos da Assembléia Legislativa – Presidência Deputado Adriano Diogo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum