Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de dezembro de 2013, 13h24

Emiliano José sobre o rol de ilegalidades contra os presos políticos da AP470: Guantánamo, não!

Por Emiliano José em seu Facebook

25/12/2013

O impossível acontece: juiz decide aplicar penas suplementares e ilegais aos presos da AP 470 da Papuda.

Primeiro, mantém em regime fechado quem devia estar em semiaberto.

Segundo, sem quê nem pra quê, manda confiscar os livros deles, entrega-os à biblioteca do presídio.

Terceiro, determina escassas duas horas de leitura por dia.

Fui preso político: passei quatro anos na PLB da Bahia. Depois da fase da tortura líamos todos os livros que passavam pela censura da Cadeia: e passava quase tudo que naturalmente não era uma censura letrada. Podíamos ler Asterix e O Capital. Ou O vermelho e o negro. E ninguém ditava nossas horas de leitura.

Agora, sob o Estado de Direito, um juiz, a seu talante, resolve atropelar mais ainda a lei, pretendendo superar a ditadura. Está conseguindo.Ganha um lugar na história. Nada honroso, é verdade. Mas, o ineditismo do ato ditatorial fora de época lhe está assegurado.

Resta, penso, que não se cruze os braços. Que haja reações. O ovo da serpente do autoritarismo está aí, chocando sob variadas formas, malgrado nossa bendita democracia. Não podemos deixar passar isso, naturalizar o arbítrio.

De tudo que sei, há ilegalidades flagrantes acontecendo. Já abriram o portão, pisaram em nossas flores. Não podemos permitir que suprimam nossa voz.Providências jurídicas já. Mobilização de nossa gente, já! 

Não bastasse o julgamento de exceção, querem também impor cumprimento de pena de exceção. Guantanamo, não!


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum