Documentário discute a redução da maioridade penal

Escrito en BLOGS el

DOCUMENTÁRIO: É Disso que eu Tô Falando

Produzido pela ABONG e dirigido por Edgar Bueno, o documentário É Disso que eu Tô Falando discute, sob ponto de vista de seis Organizações da Sociedade Civil, o tema da redução da maioridade penal e alternativas práticas construídas por essas instituições pra lidar com a questão dos menores em conflito com a lei.

A redução da maioridade penal não é nem de longe a melhor alternativa para lidar com o problema da criminalidade na adolescência. Em lugar de encarcerar, o melhor é trabalhar o potencial de cada jovem por meio de arte, cultura e educação.

As organizações Casa do Zezinho, Coletivo Pombas Urbanas, Instituto Daniel Comboni, Projeto Memórias Construídas e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) de Sapopemba e Anistia Internacional mostram projetos que já estão em prática, com resultados positivos, e que poderiam ser reproduzidos em escala pelo Poder Público.

As falas demonstram como a proposta de encaminhar adolescentes de 16 e 17 anos para o sistema penitenciário não ataca os reais problemas da violência brasileira, além de aumentar a criminalização dos/as jovens, em especial negros/as, pobres e moradores/as de periferias.

Assista: -- Ficha técnica: Direção: Edgar Bueno Argumento e Roteiro: Sócrates Magno Torres Fotografia: Edgar Bueno, Luan Cardoso, Paulo Ermantino Som direto: Eviton Araújo Edição: Bruna Arcangelo Produção: Cris Rangel, Nayana Ferreira, Egle Bartoli Finalização: Dayane Ponte Arte: Joana Brasileiro Trilha sonora: Cauê Procópio