Fala Favela: Juntos Somos Um - Promovendo a cultura de paz na periferia

Escrito en BLOGS el

O ano passado estive com Emerson Damasceno em Fortaleza conversando com jovens da periferia produtores de cultura. Foi um encontro prazeroso e gratificante por isso fico muito feliz de ver frutificarem as ideias lançadas durante nosso encontro. É a juventude tomando as rédias da luta para garantir sua existência num país de racismo institucional que exclui e mata jovens negros nas periferias das grandes cidades.

No dia 5 de março durante o dia todo ocorrerá o seminário "Somos Todos Um", promoção da Rede Fala Favela (Fase II) e da Fundação CEPEMA.

Trata-se de uma iniciativa da juventude que pretende estimular a cultura de paz e tolerância na cidade de Fortaleza. Em breve, os jovens lançarão, nacional e internacionalmente, livro e documentário sobre o trabalho que realizam/histórias impressionantes de superação e o modelo de cidade que querem.

Juntos Somos Um - Para promover uma cultura de paz na periferia. Acontece no próximo dia 5 de março, sábado, no CUCA Jangurussu, em Fortaleza, Ceará, o Seminário “Juntos Somos Um”, promovido pela Rede Fala Favela e pela Fundação CEPEMA*. A programação começa às 9h da manhã com palestra e performance de jovens artistas e lideranças da periferia fortalezense. Na lista de convidados, DJ Doido e Fuzzy, dois dos idealizadores do Fala Favela, e a nova geração de artistas do rap e do break. O Seminário dá início às atividades ampliadas da rede em 2016. Com a proposta de discutir e promover a Cultura de Paz e Tolerância na periferia de Fortaleza e promover o empoderamento feminino, o evento possibilitará, através de especialistas na realidade da favela, apontar formas inovadoras de lidar com a violência na capital. A rede de jovens está produzindo um livro e um documentário sobre as experiências de vida da juventude e que tipo de cidade ela quer. As escritoras, poetisas, rappers, terão destaque. O grupo fala de ecologia, arte, cultura e comunicação. O Hip Hop (expressão do grafite, raps e dj), a poesia, a música, o cinema e vídeo, as novas mídias são instrumentos utilizados por eles para impactar a juventude e aprofundar a reflexão sobre o que esses jovens podem oferecer para sua própria comunidade, em um exercício explícito de cidadania. O Fala Favela é uma iniciativa genuína e criativa. Esse movimento diverso, de jovem para jovem, quer que a juventude tome a palavra e passe a ter vez e voz produzindo cultura, arte e consciência ecológica através de atividades nas ruas, primordialmente, e também nos espaços institucionais. A orientação para o desenvolvimento das conexões socais e culturais são a ecologia social e a cultura de tolerância, referências para a construção de novos conceitos de estética, onde o povo e a juventude da periferia tenham a imagem e a história respeitadas. As inscrições para o Seminário podem ser feitas online AQUI: . As vagas são limitadas e prioritárias para jovens na faixa etária entre 12 e 29 anos.

* Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (CEPEMA)

Histórico Fala Favela (Fase I)**

O projeto “Fala Favela” em sua primeira etapa (1998-2006), apoiado pelo Ministério da Cultura, buscou contribuir para a democratização e o acesso aos meios de comunicação, produção e difusão cultural na comunidade da Favela das Quadras, no seu entorno e em outros bairros da periferia de Fortaleza. O projeto teve como ponto focal a Casa de Cultura Popular “Fala Favela” que era espaço de difusão e promoção da cultura local, regional e universal. A idéia da Casa era incentivar os jovens a tomarem a palavra, produzindo cultura e arte através do hip hop (expressão da grafite, rappers e DJs), do teatro, do cinema, do vídeo, da música, da fotografia e de uma televisão participativa. Atividades desenvolvidas durante a Fase I: Casa de Cultura Popular “Fala Favela”; TV Local; Estúdio de gravação; Formação; Produção de roupas; Rodas de conversas. O Fala Favela trabalhou ainda na prevenção de DSTs e AIDS e em suas atividades distribuía preservativos com prévia orientação. Nas atividades do projeto, as mulheres se destacaram. Foi significativo o número de meninas que se integraram ao projeto. **Fonte: http://www.fundacaocepema.org.br/projetos_falafavela.htm

Serviço: Seminário Juntos Somos Um Data: 5 de março de 2016. Horário: Das 8h às 18h. Local: CUCA Jangurussu Fan Page: FalaFavelaCe Email: [email protected]

Promoção: Fundação Cepema e Rede Fala Favela Apoio: Rede Cuca – Cuca Jangurussu, Prefeitura de Fortaleza, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de Autogestão Do Ceará – Universidade Federal do Ceará (UFC).

Programação:

8h-9h -Café da manhã | Credenciamento | Música (DJ) 9h-9h30min- Abertura

9:30h-11:30h – Apresentações Juventude Rede Fala Favela (15 min por palestrantes)

11h30min-12h30min- Debate | Participação do Público

12h30min- 13h30min - Almoço | música (DJ)

13h30min -14h30min – Trabalhos de grupo/Apresentação/Abordagem – Salas Multiuso 1 e 2

14h30min -15h30min – Conclusão/Avaliação - Salas Multiuso 1 e 2

15h30min -18h – Apresentações musicais (DJ Doido, Rappers, MCs) Grafite Fala Favela, Coletivo Socioambiental do Jangurussu e Projeto Mais Cor Mais Amor.

Mais informações: Fundação Cepema 3223.8005 (Regina) e Janice Monteiro 9 9820.1313. Fan Page: FalafavelaCe