A outra face da história: Indígenas relatam o terrorismo que estão vivendo no conflito da fazenda Buriti em Sidrolândia, MS

Escrito en BLOGS el

Veja também:

Nota da CUT Nacional repudia violência contra os povos indígenas e presta solidariedade aos indígenas do Brasil

Todo repúdio à violência contra os povos indígenas: Depoimento de Cacique Terena Basílio Jorge

Agronegócio e a não política de reforma agrária mata mais um indígena

Por: Karina Vilas Boas,  FETEMS

01/06/2013

Nos últimos dias o Brasil parou e voltou os seus olhos para Mato Grosso do Sul, por causa do conflito entre indígenas e forças policiais na fazenda Buriti, no município de Sidrolândia, muito se noticiou a respeito, mas poucos veículos de imprensa realmente retrataram a dor e o terrorismo que os terenas estão vivenciando neste conflito, por isso os movimentos sociais se uniram, tiveram a ideia de lançar a “outra face da história” e após conseguirmos colher vários materiais, estamos retratando um pouco dessa grande história de luta pela terra em um Estado latifundiário, onde a concentração de riqueza nas mãos de poucos, faz com que a desigualdade seja cada vez maior.

A fazenda Buriti está em área reivindicada pelos índios em um processo que se arrasta há 13 anos. A terra indígena Buriti foi reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos índios da etnia terena. A área de 17,2 mil hectares foi delimitada, e a portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Mas até hoje a Presidência da República não fez a homologação. O relatório de identificação da área foi aprovado em 2001 pela presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio), mas decisões judiciais suspendem o curso do procedimento demarcatório: