Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

20 de novembro de 2013, 15h43

Acabaram as desculpas dos que falam bobagens sobre a África: Existe boa bibliografia sobre o continente para download

Livros para baixar retratam a origem e a cultura da África

Camila Garófalo, Catraca Livre

18/11/2013

Dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Para celebrar essa data especial, selecionamos uma Coleção de livros em PDF intitulada “História Geral da África”. Publicada em 8 volumes pela Unesco, o apanhado é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África.

divulgação

Mais de 350 especialistas colaboraram com seus conhecimentos para a produção da coleção sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.

Entre os livros para baixar, gratuitamente, estão “África Antiga” de Gamal Mokhtar, “África desde 1935” de Ali A. Mazrui, ”África do século VII ao XI” de Mohammed El Fasi, ”África do século XII ao XVI” de Djibril Tamsir Niane, ”África do século XIX à década de 1880” de J. F. Ade Ajayi, ”África do século XVI ao XVIII” de Bethwell Allan Ogot, ”África sob dominação colonial, 1880-1935” de Albert Adu Boahen e “Metodologia e pré-história da África“, de Joseph Ki-Zerbo.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum